Itupeva inicia vacinação em gestantes e profissionais da educação

Após o recebimento de novas doses dos imunizantes na terça-feira (8), a Prefeitura deu início à vacinação contra a Covid-19 em gestantes e puérperas sem comorbidades com 18 anos ou mais, além de profissionais da educação entre 45 e 46 anos e pessoas com deficiência permanente (PCD) acima de 18 anos.

Adriana Silveira, de 46 anos, que atua como professora de História na E.E. Manoel José da Fonseca, se emocionou bastante ao receber a primeira dose da vacina. “Eu estava bem ansiosa porque tenho duas filhas pequenas e sinto muito medo de deixá-las. A gente pensa no pior, vendo muitas pessoas morrendo ao nosso redor. Foi um ano bem difícil. Agradeço todos os dias que acordei bem, que minhas filhas estão bem. A vacina é a esperança”, afirmou ela.

 Assim como Adriana, todos os profissionais da Educação com idade entre 45 e 46 anos, que fizeram o cadastro e receberam QR Code, estão se dirigindo até o entorno do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo para receber a 1° dose da vacina. O imunizante está sendo aplicado em profissionais da rede pública e privada.

Gestantes e puérperas

Melissa Venâncio Rocha, de 27 anos, que está grávida de nove meses, também recebeu a vacina nesta quarta-feira (9) e destacou sua emoção. “É importante se vacinar, tanto para a gente como para o bebê, que pode nascer com anticorpos. Mas também é importante continuar tomando todos os cuidados”, disse.

Marcela Demarchi Martinez, 30 anos, que teve bebê a 29 dias, também estava bastante feliz ao receber o imunizante. “A gente fica bem ansiosa esperando este momento. Mas agora deu tudo certo. A maior prevenção que a gente tem é a vacina, além de continuar com todos os cuidados”, ressaltou.

Nesta nova fase de imunização, pessoas com deficiência permanente (PCD), que não são beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também poderão receber o imunizante. Entre os critérios para a vacinação estão: limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas, indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar, indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, entre outros.

Além dos novos grupos prioritários, gestantes também estão recebendo a segunda dose da vacina Coronavac (Instituto Butantan).

A vacinação para os públicos mencionados ocorre no entorno do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo, no sistema drive-thru e para quem comparece a pé, das 8 às 15 horas. Para receber o imunizante é necessário realizar o pré-cadastro no site https://www.itupeva.sp.gov.br/vacina-covid.

Com informações da assessoria de imprensa.