JUNDIAÍ

Professora da rede estadual aproveita curso da TVTEC para criar podcast para seus alunos

A professora da rede estadual de ensino Luana Durante Oliveira, de 23 anos, percebeu que a tecnologia poderia ser sua aliada na criação das aulas que se tornaram virtuais depois do início da pandemia.

Luana, que é natural de Jundiaí, mas estuda e leciona em Pelotas, no Rio Grande do Sul, percebeu a dificuldade de seus alunos logo que as aulas online começaram a acontecer. “Todas as aulas vêm acontecendo via Google Classroom e alguns alunos só possuem celular e por mais que dê para acessar a plataforma pelo mesmo é complicado, afinal, nem todos possuem celulares com boa memória ou internet fazendo com que às vezes não seja possível carregar as vídeo aulas”, relembra.

Foi então que Luana decidiu explorar aplicativos e programas para melhorar a experiência dos seus alunos e também a sua própria apresentação das aulas. Atualmente, Luana utiliza muitos programas e aplicativos na criação de suas aulas. “Atualmente, crio meus slides no Canva, gravo as aulas pelo PowerPoint, que possui uma ferramenta interessante de gravação. Depois, edito minhas aulas no Première, acrescentando efeitos sonoros e memes, com o intuito de interagir com eles mesmo com a distância. Por fim, com a aula finalizada, transformo ela em um formato podcast e disponibilizo ambos no Google Classroom”, explica.

Luana, que fez o curso de “Edição de Áudio para Podcast” na TVTEC, percebeu que a criação de um podcast ajudaria na distribuição de suas aulas aos seus alunos. “A ideia do podcast surgiu depois das minhas duas primeiras aulas, quando pude ter maior conhecimento da realidade dos meus alunos. Ali percebi que o acesso seria um problema, pois não é fácil um arquivo em vídeo com boa qualidade ser reproduzido quando não se tem um bom acesso”.

Segundo Luana, as aulas disponibilizadas em podcast facilitaram a vida dos seus alunos. “Os alunos me deram feedbacks muito bons, dizendo que muitas vezes é esse formato que tem os feito conseguirem acompanhar as aulas, pois podem ouvir durante o caminho do trabalho, por exemplo”, conta.

Para Luana, os professores precisaram repensar a maneira de ensinar com o ensino remoto. “Nem todos os professores estão preparados para as aulas remotas, precisando assim, de capacitações que os ajudem a transformar esse novo ambiente de sala de aula”. Luana dá aulas para jovens entre 15 e 17 anos e chamar a atenção desse público foi um desafio. “Pesquisei e estudei plataformas interativas online, como criação de quiz, lousa interativa, etc, alternativas para gravar as aulas e acabei me encontrando”.

As inscrições para os cursos da TVTEC podem ser feitas pelo link CLIQUE AQUI

Com informações da TVTEC (Foto: Arquivo Pessoal)