Inverno começa frio e com pouca chuva em Jundiaí
O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira, dia 21 de junho, à 00h32 (horário de Brasília), e o primeiro dia da nova estação promete ser friozinho em parte de São Paulo, incluindo a região de Jundiaí. Com a infiltração marítima provocada por um ciclone que está em alto mar, a umidade fica muito alta na capital, no litoral e em parte do interior paulista.
O dia será marcado por sol entre muitas nuvens na faixa leste do estado e nas áreas que fazem divisa com o Paraná, inclusive em Presidente Prudente. No extremo sul paulista, há chance para chuva fraca em vários momentos. Na região metropolitana e na Baixada Santista, o céu fica cheio de nuvens e pode chuviscar à noite. A temperatura mínima em Jundiaí é de apenas 11ºC e a máxima de 23ºC.
Terça-feira de tempo instável
Na terça-feira (22), o avanço de uma frente fria afastada pelo mar vai conseguir colaborar para o transporte de mais umidade para áreas de São Paulo. Com isso, a previsão é de chuva em vários momentos do dia na metade leste do estado, inclusive em Jundiaí, no litoral e na região metropolitana. Na capital, a mínima prevista é de 14ºC e máxima de 19ºC.
Veja como começa o inverno 2021
O solstício de inverno no Hemisfério Sul, que compreende boa parte do Brasil, começou hoje às 00h32 e terminará em 22 de setembro, às 16h21, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A previsão do tempo para a estação é marcada por um período menos chuvoso, sobretudo, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte e Nordeste do Brasil. As maiores quantidades de precipitação se concentrarão sobre o noroeste da região Norte, leste do Nordeste e parte da região Sul do Brasil.
De acordo com o Inmet, a temperatura média apresentará valores inferiores a 22º C para o leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil em razão de massas de ar frio que podem chegar do Sul do continente.
A pouca chuva em determinadas regiões deixa o Inmet em alerta, pois aumenta a incidência de queimadas e incêndios florestais, como ocorreu na estação em 2020 na região no Pantanal, no Centro-Oeste, além da elevação de doenças respiratórias.
Já a temperatura em baixa provocada por massas de ar frio podem ocasionar a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul. Pode também causar queda de neve nas áreas serranas e planaltos da região Sul e episódios de friagem nos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.
No caso do Sudeste, que já registrou dias de frio intenso, a estação corresponde ao período mais seco da região, especialmente no norte de Minas Gerais. O instituto prevê que as chuvas permaneçam próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém sem o descarte de ocorrências de chuvas próximas ao litoral da Região Sudeste no mês de julho, devido a passagem de frentes frias.
Com informações do Portal Climatempo.