Defesa Civil de Cabreúva pede para sitiantes fazerem aceiros

A equipe da Defesa Civil da cidade de Cabreúva pede para os sitiantes e donos de propriedades ao longo das Serras do Japi e dos Cristais construírem aceiros, o mais urgente possível.

Nos últimos boletins do Monitor de Seca do Brasil a região Sudeste aparece no topo de todos os níveis com grau elevado de risco de queimadas.

A Defesa Civil de Cabreúva já atendeu 1.064 ocorrências neste ano e os incêndios lideram e não param de ocorrer.

Se os donos das propriedades fizerem sua parte, os riscos das queimadas se alastrarem são menores na Serra do Japi e na Serra dos Cristais.

A equipe da Prefeitura de Cabreúva espera evitar a grandes queimadas, como a que ocorreu em 2014. Quem tiver dúvidas pode ligar no telefone 199.

Na última atualização do Monitor de Secas, a situação do Estado de São Paulo seguiu como a fase mais severa do País.

O Estado registrou 11% de seu território com seca excepcional, que é o grau mais severo na escala do Monitor, no noroeste paulista, bem na divisa com o Triângulo Mineiro.

São Paulo também teve o maior percentual com seca extrema: 19%.

Esta é a pior condição do Estado desde sua entrada no Mapa do Monitor em novembro de 2020.

Várzea Paulista

Na cidade de Várzea Paulista há mais de um mês os integrantes do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários vêm construindo aceiros na Serra do Mura, contando com apoio da Associação Amigos do Mursa.

Segundo Cristiano Vargas, responsável pelo Grupamento, o trabalho é cansativo, mas vai ajudar a evitar incêndios grandes como os que ocorreram nos últimos anos, nessa época de estiagem.

Os voluntários já fizeram mais de dois quilômetros de aceiros.

O grupo também vem impedindo a entrada de visitantes na mata.

Ele disse que a Serra está fechada para visitação e tem apoio da Guarda Municipal.

No último final de semana foram impedidos de ingressar na Serra desde ciclistas, motoqueiros e até trilheiros.

Esses últimos costumam atear fogo em mato para se aquecer e depois acabam perdendo controle, causando grandes queimadas.

 

%d blogueiros gostam disto: