GERAL

Ministério da Saúde começa a distribuir super lote de 4 milhões da AstraZeneca

O Ministério da Saúde recebeu mais um super lote de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São 4 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz que serão disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) a partir de segunda-feira (12) e distribuídas aos municípios nos próximos dias. Para Jundiaí é esperado o início da vacinação de pessoas entre 37 e 39 anos durante a semana.

Para facilitar a distribuição, 212 mil doses da remessa ficarão no Rio de Janeiro, onde está localizado o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que produz as vacinas.

As outras seguem para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), antes de serem distribuídas de forma proporcional aos estados.

Mais vacinas

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil também recebeu nesta semana o reforço de 600 mil doses da Pfizer/BionTech e 937 mil vacinas da Coronavac/ Butantan. Ao todo foram 5,5 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde.

O fim da crise pandêmica é o objetivo principal do Ministério da Saúde.

Nesta semana, a Pasta lançou mais uma etapa da campanha de vacinação.

O ministro Marcelo Queiroga e a família Zé Gotinha participaram de um evento para reforçar a importância dos brasileiros irem aos postos de saúde para tomar a segunda dose das vacinas.

Até o momento, cerca de 18,3% do público-alvo brasileiro já completou o esquema vacinal, ou seja, tomou duas doses ou a vacina de dose única.

No Brasil, o público vacinável é composto por pessoas maiores de 18 anos, o que corresponde a 160 milhões de pessoas.

Dessas, mais da metade, cerca de 82 milhões, já tomaram ao menos uma dose dos imunizantes.

Texto de Mahila Lara / Ministério da Saúde