Vereadores de Itupeva pedem correção nos CEPs da cidade

Desde o dia 1º deste mês, Itupeva deixou de ser cidade de um único CEP (Código de Endereçamento Postal) para contar com números individualizados por logradouro, uma demanda antiga do município.

Muitos moradores, no entanto, estão encontrando problemas, seja na hora de cadastrar em algum serviço ou mesmo de identificar a localização correta.

Vários vereadores, como Lucas Fumacinha, Eliana Borges, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia) e Drª Cícera Zanata, além do presidente da Câmara, Jota Júnior, relataram que receberam reclamação de moradores de bairros como Vale das Pedras, Pq. das Hortênsias, Vila São João, entre outros, e entraram em contato com a Prefeitura de Itupeva para solicitar informações.

A Prefeitura informou ao Legislativo que já solicitou uma correção aos Correios e que a atualização está prevista para o próximo dia 2 de agosto, visando corrigir tanto logradouros que estejam incorretos como também incorreções nos macrobairros.

Macrobairro

É uma subdivisão do município para identificação das áreas que não possuem nomenclatura oficial e a disponibilização do CEP individualizado só foi possível depois que a Câmara aprovou, em 2019, a divisão do município em Macrobairros (Lei Complementar nº 456).

Como consultar o CEP no site dos Correios

No site dos Correios, no campo Busca CEP ou Endereço, é possível identificar por rua qual o CEP. Algumas ruas, que passam por mais de um bairro, podem ter mais de um CEP e é preciso identificar em que local fica localizada a residência.

Em todos os endereços buscados constam as seguintes informações:

· Logradouro (rua, avenida, travessa, estrada, rodovia ou alameda), entre outros;

· Após o nome da rua, é detalhado o nome do bairro;

· No campo Bairro/Distrito: é o macrobairro, que representa a divisão do município por região;

· No campo Localidade/UF: Itupeva;

· CEP: a numeração por logradouro (endereço).

Em caso de dúvidas, o munícipe pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano pelo email: [email protected] ou diretamente pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156 ou (11) 4496-2688.