Madrugada em Jundiaí registra 2ºC e causa geada

A madrugada mais fria do ano causou geada em Jundiaí nesta sexta-feira (30). Segundo o portal Climatempo, a temperatura mínima chegou a 2ºC, mas a sensação térmica alcançou 0ºC, conforme o Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo, vinculado ao Instituto Agronômico CIIAGRO.

Relatos da geada foram registrados em diversos pontos na região de Jundiaí. A imagem mais impressionante foi capturada pelo drone do fotógrafo Arthur Henrique, que filmou o campo de futebol do Clube do Caxambu totalmente coberto por uma camada de gelo. Leitores do Jornal da Região também enviaram imagens dos veículos congelados nesta manhã.

A sexta-feira em Jundiaí terá predomínio de sol e ação de ventos estimados de 30 km/h. A temperatura máxima está prevista em 16ºC. A umidade relativa mínima está estimada em 40%, e em combinação com a ação dos ventos mais intensos pode favorecer o ressecamento de pele, mucosas e lábios, alerta o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri).

Já o sábado (31) terá um frio menos rigoroso: as temperaturas ficam entre 5º e 19ºC. Apesar disso, com ventos ainda de intensidade moderada a forte, a sensação térmica à sombra ainda se mantém baixa, sobretudo no período da manhã e da noite.

Este frio intenso é causado por uma massa de ar de origem polar que avançou sobre o Estado de São Paulo, caracterizada por temperaturas e umidade baixas, causando geada ampla em partes do Estado.

No domingo, a tendência de temperaturas mais elevadas persiste. Não há previsão de chuvas expressivas sobre o estado para os próximos dias.