Saúde dos olhos: Quando preciso trocar meus óculos de grau?
Quando se trata da saúde dos nossos olhos, todo cuidado nunca é demais, por isso, nossos óculos de grau, companheiros indispensáveis para pessoas com acuidade visual devolvida – ou seja, com problemas de visão – precisam de todo um cuidado e atenção a mais que vão além da manutenção e higiene correta.
Portanto, independe de qual seja seu problema de visão, hipermetropia, miopia, astigmatismo ou presbiopia, a qualidade e integridade dos seus óculos de grau deve ser vista como mais do que uma questão estética, mas sim de saúde e de segurança, afinal, a mudança natura de grau, torna necessária a atualização frequente desse acessório.
Mas como sei que preciso trocar meus óculos?
Na realidade, não existe uma regra clara acerca da periodicidade ideal troca dos óculos, por isso, o recomendado é que pessoas com acuidade visual devolvida compareçam ao oftalmologista, ao menos uma vez ao ano, para acompanhamento da evolução do problema e avaliação da sua saúde ocular, isso porque é comum algumas condições progredirem ou regredirem com o passar do tempo, tornando necessária a troca das lentes.
Contudo, existem alguns sinais que ajudam você a identificar momento para visitar seu oftalmologista e trocar seus óculos de grau, são eles:
Lentes sujas e gastas
Lentes velhas e sem brilho são um dos sinais mais claros que está na hora de trocar seus óculos de grau. Isso porque a falta de transparência e o desgaste do material podem afetar sua acuidade visual, agravando sua visão e prejudicando seu tratamento.
Desconforto com a armação
Assim como as lentes, as armações também possuem uma vida útil, portanto, se você começar a sentir que seus óculos estão apertando suas orelhas, marcando a região do nariz, meio soltos ou que não fecham direito, pode ser que esteja na hora de trocar.
Dores de cabeça
Dores de cabeça frequentes, sem causa aparente, podem indicar que os graus dos seus óculos não estão mais adequados para sua visão. Além disso, outros sintomas como olhos irritados, vertigens, dificuldades – mesmo que pequenas – para enxergar, desconforto e náuseas não devem ser ignorados, por isso, procure seu oftalmologista assim que aparecerem.
Visão embaçada
Se você sente que seus óculos estão fracos, que sua visão já não é mais a mesma e que precisa se esforçar para ler algo, este é um forte indício que chegou o momento de revisar as suas lentes.
Dificuldade em usar os óculos
Se você depende dos seus óculos de grau para todas as suas atividades, incluindo, ler um livro ou assistir a televisão, mas, de repente, não se sente mais confortável com eles, tirando-os a todo momento, é um sinal que talvez seu grau tenha mudado ou que você já não se sinta confortável com a armação.