Emenda participativa busca apoio para combater incêndios na Serra do Japi

Daqui a dois dias (até 16/09) encerram a votação da emenda participativa da deputada estadual, Marina Helou (Rede), que tem o objetivo de destinar recursos para projeto de combate de incêndios florestais na Serra do Japi, através da instalação de duas caixas d’água em locais estratégicos para auxiliar o trabalho dos brigadistas.

Atualmente, há 33 homens e mulheres que trabalham na proteção ambiental da Serra do Japi, inclusive como brigadistas no combate a incêndios florestais. Segundo a deputada, o projeto pretende ampliar os recursos disponíveis no combate ao fogo, “especialmente tentado responder as mudanças climáticas que estão ocorrendo”.

A emenda participativa é uma forma da população escolher para onde vai o dinheiro público e apoiar projetos dos parlamentares. Para votar e apoiar a iniciativa CLIQUE AQUI

Os projetos com maior número de votação serão divulgados no próximo dia 30 de setembro.

Marina Helou é paulistana e se elegeu pela Rede Sustentabilidade em 2018, com 39.839 votos. Ela se candidatou ao cargo de prefeita de São Paulo nas eleições de 2020, recebendo 22.073 votos.

Sobre o projeto

O projeto de combate a incêndios florestais na Serra do Japi, consiste em disponibilizar aos brigadistas equipamentos e suprimentos para desempenhar o combate aos focos de incêndios que venham a ocorrer no Território de Gestão da Serra do Japi.

Nesta fase do projeto está previsto a instalação de duas caixas d’água em locais estratégicos no interior da Serra do Japi, onde os veículos de combate ao fogo tenham acesso para reposição de água em seus tanques e redução do tempo de resposta no socorro as ocorrências.

A preservação da Serra do Japi foi oficializada pela Lei Complementar do Município de 2004, que institui o Sistema de Proteção da Serra do Japi, no qual incluiu a Divisão Florestal da Guarda Municipal. 

A Serra também é tombada pelo CONDEPHAAT através da Resolução 11/83.

Para votar e apoiar a iniciativa CLIQUE AQUI

Foto: TV TEM