Prefeitura de Itupeva e Sabesp buscam avanços no tratamento de água e esgoto

A Prefeitura de Itupeva por meio da Secretaria de Habitação, Obras e Urbanismo, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), vem fazendo diversas ações no município. 

“Esse trabalho de parceria é fundamental. São obras tanto na reservação, captação, tratamento e distribuição de água, como na coleta e tratamento de esgoto. São ações importantes para o futuro de Itupeva. Essa foi uma determinação do prefeito Marcão Marchi, para que houvesse todo empenho junto a Sabesp para melhorar o saneamento básico do município”, comentou Kleberson Renato, secretário de Habitação, Obras e Urbanismo.

“A Prefeitura também solicitou à Sabesp o início da obra de ampliação da ETA São José mesmo enquanto o licenciamento ambiental da represa está sendo executado. O valor estimado desta etapa é de aproximadamente R$ 14 milhões”, explicou o secretário.

“Ressaltamos também que solicitamos à Sabesp a implantação de nove poços semiartesianos para auxiliar no abastecimento. Até momento três já estão executados”, finalizou Kleberson Renato.

Em execução

– Ampliação da ETA São José – capacidade atual de 40 litros por segundo passará para 150 litros por segundo.

– Serviços na adutora de 400 mm que interligará a ETA São José à ETA Rio das Pedras.

Tratamento de esgoto

Já no tratamento de esgoto, a execução do emissário na margem esquerda do Rio Jundiaí está em ritmo acelerado, com aproximadamente 70% das obras concluídas. O investimento gira em torno de R$ 9 milhões.

Com informações da Prefeitura de Itupeva