Itupeva comemora Dia da Árvore com ‘Blitz do Verde’ na região central da cidade

Em comemoração ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, promoveu a ‘Blitz do Verde’ nos cruzamentos com sinais semafóricos da região central.

A ação teve o objetivo de distribuir mudas de plantas nativas da região, substratos produzidos no Ponto Verde, além de orientações sobre a importância do plantio de árvores e conscientização sobre queimadas, também acompanhou o evento, o mascote Árvore, criado pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

“Árvore é vida. Dessa maneira nossa equipe do Meio Ambiente está na rua, empenhada para mostrar a importância dela. Estamos distribuindo mudas de árvores e orientando as pessoas sobre a importância, para que, no futuro, venham amenizar esse impacto ambiental”, ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes.

Quem passou nos pontos de distribuição apoiou a ação. “Nesse momento precisamos de árvores, precisamos de sombras, de ar mais puro. Essas ações mostram a importância das árvores no nosso dia a dia. Espero que as pessoas comecem a ter mais consciência sobre esse tema”, disse a secretária Marta Menegon.

“Essas ações têm como intuito buscar a sobrevivência dos nossos filhos e netos, as gerações que estão por vir. Precisamos ter amor pelas plantas, elas são peças fundamentais para uma vida saudável”, falou a aposentada Agda Maria de Lima.

“Precisamos trabalhar em conjunto para preservarmos a natureza, ter consciência sobre queimadas, falta de árvores, falta de água. Somente assim teremos um mundo mais saudável”, comentou a dona de casa Valquiria Rodrigues.

Tipos de mudas

Durante a ação foram entregues 250 mudas frutíferas, dentre elas, araçá amarelo, araçá vermelho, pitanga e goiaba, além do substrato em pacote, matéria orgânica proveniente das podas e cortes de árvores que são feitas no município, devidamente autorizadas.

Mais ações

Já estão programadas o plantio de centenas de mudas de árvores nas nascentes já existentes na cidade e em outras nascentes em processo de recuperação.

Mensagem de Conscientização

Nos tubetes com as mudas foi colocada uma mensagem de conscientização: ‘Quero muito crescer, florescer e te fazer sombra, porém, preciso que você me plante em um local apropriado ou me doe pra quem o fará. Só não me deixe neste tubete por muito tempo, pois assim como você, quero muito viver!’.

Com informações da Prefeitura de Itupeva