Projeto “No Meu Quintal” leva atividade ao ar livre para alunos

Na última sexta-feira (17), as crianças da EMEB Alceu de Toledo Pontes participaram da atividade de despedida do inverno, do projeto “No Meu Quintal”. A ação faz parte do desemparedamento da Escola Inovadora, onde as turmas de 4 e 5 anos (G4 e G5), acompanhadas das professoras Deise Gonçalves, Vera Lúcia de Souza e Liliane Silva, vivenciaram uma experiência em contato com a natureza e a descoberta dos quatro elementos naturais.

A dinâmica, realizada na parte externa da escola, tinha como objetivo o conhecimento, vivência e aprendizado com a terra, água, fogo e ar. O desemparedamento da escola visa o desenvolvimento das crianças perante ambientes ricos em natureza.

Eles puderam aprender, conhecer e se divertir também fora da sala de aula. “Precisamos fazer da escola um lar. Antes da prática, nós exercitamos a escuta e o diálogo que a criança necessita para entender sobre o assunto”, explica a Coordenadora da EMEB, Elisabete Evaristo.

Enzo Camargo Oliveira, 6 anos, disse que estava empolgado. “Eu gosto da natureza e de fazer fogueira, já fiz com o meu pai e agora estou fazendo com os meus amigos, estou amando fazer pipoca nela”, contou. As crianças formaram uma roda em volta da fogueira, se divertiram, aprenderam, socializaram, cantaram músicas, assistiram de perto os alimentos cozinharem diretamente na fogueira. Atividades ricas em experiências e aprendizados.

“A gente é o que a gente vive, experimenta e entende. Hoje, eles viveram o fogo, a madeira e as árvores. Aprendendo a cuidar, conhecer e entender a natureza. Nós precisamos proporcionar tudo isso a eles, para formar os cidadãos que eles serão no futuro, criando vivências e memórias”, declarou Elisabete sobre a importância desse projeto na infância e o resultado que trará para o futuro dos alunos.