Alimentação balanceada é oferecida aos alunos das escolas de Itupeva

Com a retomada das aulas presenciais nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itupeva, os estudantes recebem alimentação balanceada, conforme o plano executado pelo Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação.

Responsável por esse trabalho, a nutricionista Stéfani Caroline Deboni de Almeida detalha que, independentemente do contexto pandêmico, foram definidas estratégias para assegurar a alimentação de qualidade nas escolas e creches da cidade.

“O escopo do oferecimento da alimentação passou a ser diferenciado, porém, a garantia nutricional foi assegurada. Nas creches, por exemplo, tivemos a mudança do período integral para o período parcial e, com isso, adequamos a mesma alimentação balanceada nos dois períodos”, explicou a nutricionista, reforçando que nas escolas esta mesma adaptação foi adotada por conta dos horários diferenciados.

Stéfani detalhou que, durante todos os dias da semana, o cardápio contempla a oferta de frutas, legumes e verduras, além de proteínas, com restrição para alimentos embutidos, com alto teor de açúcar. “Já para os alunos que necessitam de uma alimentação diferenciada, com base em recomendação médica, a Secretaria de Educação fornece opções de acordo com a demanda apontada”, comentou.

Educação nutricional

Outra ação importante que está sendo retomada nas unidades escolares é o ‘Trabalho de Educação Nutricional’, que envolve os estudantes. “Esse trabalho é muito importante, pois lida com o conceito e prática de hábitos alimentares saudáveis”, ressaltou a nutricionista.

Para o decorrer deste ano letivo, o Departamento de Nutrição vai promover uma ação com a participação de pais e responsáveis e os alunos. “Nosso propósito é envolver as famílias sobre a importância deste tema, para garantir a saúde das nossas crianças”, complementou.

Com informações da Prefeitura de Itupeva

%d blogueiros gostam disto: