GERAL

Jundiaí divulga novas datas para quem vai tomar 2ª dose da Pfizer

O Parque da Uva é o posto descentralizado de aplicação de segunda dose da vacina contra COVID-19, Pfizer. Até sábado (9), o local atenderá pessoas que tenham recebido a primeira dose até o dia 14 de agosto. Já, a partir do dia 13 de outubro, a aplicação segue calendário (abaixo) para o atendimento do grupo com 18 anos ou mais que tenha recebido a primeira dose do imunizante Pfizer. Cerca de 17 mil pessoas devem receber a vacina contra a COVID-19 até sábado (9). Nas próximas semanas serão mais 13 mil pessoas para a aplicação da D2 Pfizer. A aplicação é por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento, e a pé.

Angélica Gonçalvez faz parte do grupo que recebeu a Pfizer até o dia 14 de agosto. Com o novo prazo estabelecido para a segunda dose, a mulher não perdeu tempo e foi logo cedo para receber a sua dose. “As pessoas precisam se imunizar”, comentou logo após receber a aplicação e o comprovante com a comprovação das duas doses aplicadas.

O médico Aderbal Tadeu Mariotti foi na manhã de quinta-feira (7) até o Parque da Uva para receber a dose adicional de vacina como profissional de Saúde. “Essa doença, COVID-19, é imprevisível. Todos devem tomar as doses necessárias para a imunização”, comentou o profissional.

Para a estudante de Edificações Bruna Demarchi Azevedo, a antecipação é essencial para a segurança de sua volta às aulas, “ Apesar da diminuição dos casos, a pandemia não acabou, portanto o distanciamento e a vacinação são essenciais, então a antecipação me trouxe muito mais segurança”.

“É uma sensação de felicidade, além de ter a segurança em exercer minha profissão, claro, sou dentista e receber a dose de reforço me faz sentir feliz e satisfeita” afirma a munícipe Camila Brunherotto Ferrarezi.

Calendário
Com o novo prazo para a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), baixando de 12 semanas para 8 semanas, as pessoas devem ficar atentas ao calendário para não perder o prazo para a aplicação. Além do grupo que se encerra no próximo sábado (9), a aplicação a partir do dia 13, segue o cronograma abaixo, com atendimento das 8h30 às 16h30.

Mais doses
Na última quarta-feira (6), a equipe da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS) fez a retirada da 65ª grade de vacina contra COVID-19 disponibilizada para a cidade, com 13.184 doses entre Astrazeneca e Pfizer para a aplicação em segunda dose para vários públicos.

“Os usuários devem ficar atentos para as datas de aplicação. As pessoas que receberam Pfizer, ao invés de aguardarem a data de segunda dose que está descrita no cartão de vacinação, terão a aplicação feita com oito semanas, conforme calendário divulgado. Já quem recebeu Astrazeneca deve manter o prazo, horário e local já indicados no cartão de vacinação”, comenta a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Maria do Carmo Possidente.