Mais de 1,2 mil doses são aplicadas neste sábado (9)

Das 8h30 às 13h deste sábado (9), no Parque da Uva, foram aplicadas 1,2 mil vacinas Pfizer em segunda aplicação, para pessoas que tiveram a primeira dose recebida até o dia 14 de agosto. A partir da próxima semana, na quarta-feira (13), o calendário de aplicação da Pfizer com prazo de oito semanas segue conforme calendário publicado abaixo. Até o final do mês, todas as pessoas com mais de 18 anos que receberam este imunizante devem receber a segunda dose. A aplicação é por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento, e a pé.

Ellen Mariane Almeida foi até o Parque da Uva receber a sua aplicação acompanhada dos três filhos: Kauany (8 anos), Gabrielly (5) e Brayan (6 meses). “Estou feliz. Agora completo a imunização que precisava e para ficar mais tranquila”, comentou a mulher, que é moradora no Jardim Tulipas.

Isabela Fernandes também foi receber a sua segunda dose de vacina contra a COVID-19. “Estava esperando ansiosa pela dose. Estou trabalhando presencialmente então, com a segunda dose, a tendência é de aos poucos a vida retornar à normalidade. Estou muito feliz! O atendimento foi muito rápido. Em dois minutos cheguei e já fui atendida”, contou.

“O movimento ao longo de toda a semana foi intenso, reforçando que as pessoas estão atentas à necessidade da antecipação do prazo da Pfizer, determinado pelo Ministério da Saúde”, explicou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente.

A partir do dia 13 de outubro, a aplicação para o atendimento do grupo com 18 anos ou mais que tenha recebido a primeira dose do imunizante Pfizer. A expectativa é atender a mais 13 mil pessoas para a aplicação do imunizante, sem a necessidade de agendamento, no Parque da uva, das 8h30 às 16h30.

Para os demais imunizantes, Coronavac e Astrazeneca, seguem os mesmos agendamentos específicos já determinados no comprovante de vacinação.

Dose de Reforço

Profissional de Saúde, Isabel Cristina Silva Pinto recebeu a dose de reforço no Parque da Uva. “A imunização é essencial para o combate à pandemia”, comentou a educadora do curso de Técnico de Enfermagem e profissional da rede de Atenção Básica. A categoria também pôde comparecer ao local para a recepção da aplicação adicional.

Para os idosos com 60 anos ou mais que tenham completado o prazo de seis meses da segunda aplicação, o agendamento pode ser realizado pela Central de Agendamento de Consultas (CAC) 4531-8670 ou diretamente na Unidade Básica de Saúde de referência. O mesmo processo é dedicado aos imunossuprimidos com 18 anos ou mais. Com o feriado de 12 de outubro, o atendimento retorna no dia 13, a partir das 8h.