Itatiba chega a 30 dias sem óbitos de Covid-19

O município de Itatiba atingiu uma marca importante na batalha contra a pandemia de Covid-19. No último sábado, 09/10, a cidade completou 30 dias sem o registro de novas mortes causadas pela doença.

A situação segue com o mesmo cenário e nesta quarta-feira (14), essa estatística chegou a 34 dias sem óbitos. Outra boa notícia é a taxa de ocupação da UTI Covid que segue sem internações.

Essa diminuição ocorre à medida que a vacinação avança em todas as faixas etárias da população. Até a quarta-feira (13/10), 173.994 doses da vacina anti Covid já haviam sido aplicadas no município. Desta forma, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de ações para esta semana, com vistas a ampliar ainda mais a população imunizada, além de reforçar a vacinação para aqueles que precisam receber a segunda ou a dose de reforço.

Atualmente, há agendamento aberto para a aplicação para a dose de reforço em profissionais da Saúde que tomaram a segunda dose da vacina anti Covid até o dia 10 de abril de 2021. Há também vagas para a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e adultos a partir de 18 anos.

Nesta quinta-feira, 14/10, a partir das 8h, será aberto o agendamento para quem tomou a primeira dose de Pfizer até o dia 07/08. O site para agendar é o http://servicos.itatiba.sp.gov.br/agendamento-vacina/public/.

Já no sábado, 16/10, haverá um Dia D para quem perdeu a segunda dose das vacinas Astrazeneca e Coronavac. Neste caso, basta o interessado comparecer das 8h30 às 13h, no Ambulatório Central de Especialidades do Sistema Único de Saúde (ACE-SUS). O endereço é Rua Marcos Dian, 365, no Jardim de Lucca. Não é necessário o agendamento prévio, basta apresentar documento com foto, além de comprovantes da primeira dose e endereço.

Vele lembrar que a Covid-19 ainda não possui um medicamento eficaz para o seu tratamento. As únicas formas existentes para se proteger contra essa doença são a manutenção das medidas sanitárias, como uso de máscara e álcool em gel, e a vacinação.

Outras vacinas para crianças e adolescentes

Ainda no sábado, 16/10, será realizada a Campanha Nacional da Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes com idade inferior a 15 anos. Estarão disponíveis vacinas contra 19 doenças imunopreveníveis, como a meningite C e a varicela.

Para receber os imunizantes, basta que os pais levem os seus filhos às unidades de saúde dos bairros Harmonia, San Francisco I, Porto Seguro, Zupardo e CAC. Será necessária a apresentação da carteirinha de vacinação. O serviço acontece das 8h às 17h.