Fim de semana será de calor, chuva e frio

ALEXANDRE DE AQUINO

(FOLHAPRESS) – O fim de semana será mais uma vez com instabilidade. Isso porque após ver a possibilidade de os termômetros subirem e ultrapassarem a casa dos 31ºC nesta quinta (14), uma frente fria deve derrubar a máxima para os 19ºC nos próximos dias.

Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Foto do Jundiaí Mirim, em Jundiaí, da leitora Sonia Carlin.

Nesta quinta (14), uma área de baixa pressão relativa na atmosfera traz ventos de norte e nordeste para a capital paulista. De acordo com a meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, são ventos quentes, provenientes do interior, portanto a temperatura máxima a tarde pode ser até superior aos 31ºC. O dia deve começar com temperaturas mais amenas batendo na casa dos 16ºC.

Ainda de acordo com a meteorologista, até o começo do sábado os ventos continuam de norte, mas o tempo vai estar mais nublado, chuvoso e os ventos mais fortes.

“Tudo isso diminui a temperatura durante o dia, mas perceba que as noites vão continuar quentes”, explica. Na sexta (15), a temperatura deve variar entre 20ºC e 28ºC.

No sábado pela tarde uma massa de ar frio (a frente fria) se aproxima do estado trazendo os ventos de sul. O tempo fica encoberto e com chuva.

“As chuvas acontecem em forma de pancadas, principalmente entre as tardes de quinta e o sábado. Pode ter chuva forte, em forma de pancadas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento”, conta o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE da Prefeitura de São Paulo. A mínima prevista para o sábado é de 17ºC e a máxima de 26ºC.

O domingo (17), por sua vez, continua nublado, com chuva, mas a temperatura cai abruptamente. “Na entrada da frente fria, o ar frio entra embaixo do ar quente, promovendo uma rampa de ascensão que promove chuva mais forte e se ainda estiver bem quente, até tempestade”, continua Garcia. As temperaturas não devem passar dos 20ºC.

Ainda segundo o meteorologista, após a passagem da frente fria o vento forte de sudeste traz o ar úmido do oceano e promove um atrito significativo para causar muitas nuvens e chuva contínua. A mínima deve ser de 13ºC e a máxima de 19ºC.

Já na segunda (18), a chuva estará mais isolada, o tempo continua nublado com e ventos de sul e sudeste continuam trazendo umidade e temperaturas amenas do oceano. Com isso, a mínima prevista é de 14ºC, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 18ºC.