JUNDIAÍ

Webinar para pessoa com deficiência foca no Portal Jundiaí Empreendedora

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão da Casa Civil, realizou na manhã da última quinta-feira (02) o webinar “Jundiaí Empreendedora: Empregabilidade da Pessoa com Deficiência”, evento online com o objetivo de apresentar o empreendedorismo e suas possibilidades para as pessoas com deficiência. O evento contou com acessibilidade em libras. O foco da apresentação, por conta da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, foi o portal Jundiaí Empreendedora.

“A proposta é aumentar cada vez mais a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho e dar oportunidade para quem quer empreender”, explica o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos. “E Jundiaí, com a gestão de sucesso do prefeito Luiz Fernando Machado, tem buscado dar inclusão e voz a todos os grupos e perfis de pessoas.”

“A retomada econômica é o que buscamos hoje”, diz o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes. “E é para isso que estamos trabalhando, inclusive com parceiros importantes como o Sebrae. A pessoa com deficiência, claro, se insere nesse trabalho, com a qualificação profissional e a ponte com as empresas por meio do nosso portal Jundiaí Empreendedora.”

E o portal foi justamente um dos focos do webinar, pela apresentação do diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Arkchimor Milamonti. “O portal foi criado este ano e já conta com 695 mil acessos, fazendo a conexão entre munícipe e empresas, com muitas vagas de emprego disponíveis diariamente, incluindo vagas exclusivas para a pessoa com deficiência”, declarou Enrico. “Trata-se de um espaço com oportunidades de aprendizado, como cursos voltados à qualificação profissional.” Enrico apresentou também importantes serviços do site, como a localização de comércios e prestadores de serviços separados por bairros.

Após a fala de Enrico ocorreu uma apresentação sobre Empreendedorismo e as Pessoas com Deficiência, fruto de um trabalho acadêmico do consultor de negócios do Sebrae, Marco Ramos. “No mundo dos negócios, oferecer oportunidades para pessoas com deficiência pode ser um grande diferencial.”

Também participaram do webinar a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant, a chefe do Procon Jundiaí, Gabriela Glinternik, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Filipi Azevedo de Lima, o empresário Lúcio Yamashita e a assistente social e especialista em gestão de projetos Gilza Silva.