Itupeva ressalta para descarte correto de lixo eletrônico e óleo de cozinha

O descarte incorreto de pilhas, baterias, lixo eletrônico e óleo de cozinha pode prejudicar o meio ambiente e até mesmo a sua residência. Pensando nisso, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, disponibiliza o Ponto de Entrega Voluntário (PEV), onde é feita a coleta destes produtos.

Ao descartar óleo de cozinha no ralo ou na pia, o líquido pode acumular no encanamento provocando o entupimento, atraindo ratos e baratas para a residência. Além disso, o óleo pode chegar até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) o até nos rios, causando grande impacto ambiental.

Para realizar o descarte correto do óleo de cozinha é necessário armazená-lo em uma garrafa PET após o uso. É importante manter a garrafa longe do alcance de crianças e animais de estimação. O óleo descartado corretamente pode ser usado na produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo e vários outros produtos.

“Nós contamos com um projeto de coleta de óleo de cozinha, no qual a cada dois litros de óleo usado, o munícipe recebe um produto de limpeza. A iniciativa é um incentivo para que a população faça o descarte correto do óleo de cozinha e assim ajude o meio ambiente”, disse o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes.

Pilhas, baterias, computadores, aparelhos de som e ar condicionado, lâmpadas, eletrodomésticos e outros lixos eletrônicos também devem ser descartados de maneira correta a fim de não prejudicar o meio ambiente, pois podem conter metais pesados, como mercúrio e chumbo, que podem contaminar o solo e os lençóis freáticos caso sejam descartados incorretamente.

O descarte deve ser feito no PEV que está na Rua Professor José Leme do Prado Filho, número 173, Jardim Nova Itupeva (na Chácara do Abobrinha). O horário de funcionamento é das 8 às 16 horas.

%d blogueiros gostam disto: