Instituto CPFL leva projeto de leitura para o Grendacc

Nesta segunda-feira (18), o Grendacc – Grupo em Defesa da Criança com Câncer, recebeu o projeto Leiturinhas no Hospital, com acervo de 850 novos livros, entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, e 60 jogos e brinquedos educativos, com o objetivo de contemplar as crianças e jovens de até 19 anos atendidos diariamente pela instituição.

O acervo e revitalização do espaço é uma das ações do projeto Leiturinhas no Hospital, que tem realização da CEC Brasil e patrocínio da CPFL Energia, via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O Grendacc – que em 2021 atendeu 16.699 pacientes – ganhou a revitalização do Castelinho, que fica na recepção do hospital, com pintura, mesas e cadeiras de leituras, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias. Um espaço dentro da Quimioterapia também ganhou novos livros, estante e pufes.

“Hoje, celebramos a entrega de um novo projeto com foco na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e familiares. Sabemos que o tempo de internação pode ser longo e o Leiturinhas no Hospital, que faz parte da frente CPFL nos Hospitais, se coloca como alternativa mais lúdica e humana para o enfrentamento desse processo”, explica a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto.

De acordo com Isabela Bastos Cardoso, presidente do GRENDACC, as crianças são o motivo da existência da instituição e é para oferecer a elas um tratamento de qualidade, humanizado e integral que lutam há 26 anos. “E o projeto Leiturinhas no Hospital vem para somar, porque esse ambiente lúdico e de diversão vai proporcionar aos nossos pacientes a vivência da infância dentro do ambiente hospitalar e isso é essencial para o sucesso do tratamento contra o câncer.”

Isabela também ressalta que a parceria com a CEC Brasil e com a CPFL Energia é muito importante para o GRENDACC, porque ressalta o compromisso da instituição com o bem-estar das crianças e comprova a seriedade do trabalho realizado. “É também uma forma de incentivar outras empresas que desenvolvem um trabalho social a juntarem-se ao GRENDACC nessa luta”, afirma a presidente.

A missão do Leiturinhas no Hospital é de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos atendidos nos hospitais públicos, com um espaço de entretenimento, conhecimento e, claro, diversão. O projeto pretende por meio da ludicidade e livros gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, sendo um espaço integrativo e saudável que estimule a criatividade e o conhecimento.

Para Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leitura em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 minutos).

%d blogueiros gostam disto: