Mutirão do MEI será realizado no Espaço Jundiaí Empreendedora

Realizado pela Prefeitura, em parceria com a TV TEM (afiliada local da TV Globo) e o Sebrae, o Mutirão do MEI chega a sua quinta edição nos dias 21 e 22 de junho, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping. Com oferta de serviços diversos – todos relacionados ao atendimento àqueles que querem empreender e se regularizar – o atendimento será realizado das 9h às 16h.

Com a parceria do Sebrae, o evento tem por objetivo agilizar a vida de quem já tem um pequeno negócio e ainda não está regularizado. “O atendimento no Espaço Jundiaí Empreendedora é diferenciado, pois já possui toda a estrutura específica e os serviços reunidos para o atendimento da população, seja para quem busca informações para a abertura de uma MEI, regularização ou informações para quem está pensando em ser o seu próprio patrão”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Cristiano Lopes.

O Sebrae vai proporcionar aos Microempreendedores Individuais – MEI, durante a realização do Mutirão, a possibilidade de parcelamento dos seus débitos dos DAS-SIMEI em atraso.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em 2022 houve aumento na adesão de Microempreendedores Individuais (MEI) em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente no ramo de Prestação de Serviços. Entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2022, foram formalizados 2.049 MEIs, sendo cinco indústrias, 193 comércios, 1.840 serviços e 11 ambulantes. No mesmo período de 2021, havia 1.737 MEIs (1 indústria, 200 comércios, 1.521 serviços e 15 na ambulantes).

O Mutirão do MEI teve início em 2017 e tem sido uma das prioridades da administração Luiz Fernando Machado: o fortalecimento e incentivo ao empreendedorismo. “O Mutirão do MEI é uma forma apoiar os que buscam qualificação e novos rumos profissionais, fortalecendo assim a economia local e impulsionando a inovação. Jundiaí tem protagonismo no cenário nacional pela cultura altamente empreendedora”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

“O caminho do empreendedorismo é de fundamental importância no atual cenário econômico. É uma prioridade da administração Luiz Fernando Machado. O Mutirão do MEI vem ao encontro disso, é uma ótima oportunidade para darmos suporte necessário aos empreendedores de Jundiaí para que eles tenham uma vida longa nos negócios “, afirmou o diretor de Fomento ao Comércio e Serviços, Enrico Arkchimor Milamonti.

SERVIÇOS OFERECIDOS
O Sebrae fará triagem do público, formalização de MEI, alterações e baixas, declaração Mensal de Faturamento, Declaração Simplificada do MEI, parcelamentos de seus débitos dos DAS-SIMEI em atraso e palestras com conteúdo de empreendedorismo.

O Sincomercio, por meio do Escritório Regional da Junta Comercial (Jucesp) irá esclarecer dúvidas sobre o desenquadramento e encerramento de MEI. Já a equipe da CDL Jundiaí fará atendimento de consultas às bases do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa Experian, orientações sobre Certificado Digital e recuperação de crédito (orientação de como parcelar as dívidas).

A ACE Jundiaí participará do Mutirão com a orientação sobre Certificado Digital – Certisig. O certificado é uma espécie de identidade virtual que permite a identificação do autor de uma mensagem ou transação em meios eletrônicos. Além das orientações sobre o Certificado Digital, a equipe da ACE presente no Mutirão do MEI também fará consultas de análise de crédito e negativações (SCPC Boa Vista) e apresentará outros produtos ACE para associados MEI.

Os empreendedores encontrarão no Espaço Jundiaí Empreendedora, os serviços do Balcão do Empreendedor, como o de emissão do Alvará de Funcionamento, regularização, alteração e baixa. Os serviços do Departamento Tributário, como a autorização para emissão de Notas Fiscais Eletronicas de Serviços. A consulta e emissão de Certidão de Uso do Solo; orientações da Vigilância Sanitária, do PROCON e da DAE.

A TVTEC promoverá mentorias, cursos e palestras para os MEIs.

%d blogueiros gostam disto: