Vacinação antirrábica de cães e gatos terá novo esquema

A Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, não tem medido esforços para realizar a vacinação animal contra a raiva, em Itupeva. Mas, ao mesmo tempo, vem enfrentando a abstenção da população na data da imunização.

Depois de liberar o cadastro para que os tutores realizassem suas inscrições, a equipe do setor retornava a ligação e realizava o agendamento. Mas, infelizmente, o tutor não comparecia na data agendada.

A Dra. Jane Fraga, médica veterinária da UVZ, comenta sobre esta questão. “Recebemos mensalmente a vacina antirrábica para cães e gatos e iremos atender a demanda da população o ano todo, mas a procura está baixa, e além disso a desistência após o agendamento da vacinação chega à 50%. Isso prejudica muito as ações de combate à raiva que fazemos no município”.

Até o ano de 2018 havia a campanha de vacinação animal no mês de agosto, mas a partir de agora as campanhas anuais não serão mais realizadas. “Essa decisão foi tomada pelo governo do Estado de São Paulo que se baseou em evidências técnicas e científicas analisadas ao longo de 20 anos”, explica Jane Fraga.

Somente em 2022, a UVZ imunizou 233 animais. “Mas poderíamos ter vacinado muito mais! Por isso é importante que a população procure esse serviço e compareça no dia da vacinação. A equipe da UVZ é qualificada e fará o possível para atender essa demanda”, completa Gilmara Breda Hino, coordenadora da UVZ.

Para melhorar esta situação e aumentar a adesão da população, a Prefeitura fará um novo esquema a partir de agosto. Desde o início do ano a vacinação é realizada quinzenalmente, na Chácara do Abobrinha. “A partir de agosto serão dez locais de vacinação espalhados por diferentes pontos da cidade”, explicou Jane Fraga.

Cronograma e cadastro
A equipe técnica da UVZ está finalizando o cronograma onde serão definidos os horários e locais e, em breve, fará a divulgação oficial. Enquanto isso, o cadastramento dos animais continua em aberto e liberado para novos tutores. Para isso basta entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) através do telefone (11) 4591- 8527 ou pelo e-mail vetores@itupeva.sp.gov.br e, também, na Ouvidoria no 156. O cadastro deve ser feito de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Ações
Além da vacinação antirrábica de rotina, a UVZ realiza outras ações de combate à raiva. Entre elas estão a vacinação de cães e gatos que tiveram contato com morcegos, bloqueio de foco, ou seja, vacinação de todos os cães e gatos de regiões onde há casos confirmados de raiva animal, recolhimento de morcegos doentes, mortos ou com comportamento atípico e acompanhamento de animais agressores ou que, por acidente, morderam alguém.

%d blogueiros gostam disto: