Guarda Civil de Itupeva celebra 30 anos de atividades

A Guarda Civil Municipal celebra, nesta quarta-feira (20), 30 anos de serviços prestados à população de Itupeva. A data é especial para a corporação, que desenvolve trabalho fundamental na segurança pública do município.

Neste período, a GCM evoluiu tanto em estrutura, quanto em efetivo e atribuições.

Cronologia
Em 1992, a 1ª sede funcionava em um pequeno prédio que fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana, instalado na Praça São Paulo, 3, no centro de Itupeva, reunindo um efetivo de 8 guardas, sob o comando do sargento PM, José Araújo Vieira.

Na ocasião, o uniforme da GCM era marrom, a corporação era desarmada e todo trabalho de patrulhamento no horário comercial era feito a pé.

Já no ano seguinte, o sargento PM, José Edson Ramos assume o posto de novo comandante da GCM e após 4 anos de sua gestão, o efetivo passou a contar com 23 agentes.

Em janeiro de 1997 – ano em que primeiras viaturas da GCM foram adquiridas pela Gestão Municipal – assume o comando da corporação o também sargento da PM, Antonio Bonequini, que permaneceu até fevereiro de 2012. Ao longo deste período houve aumento do efetivo, bem como uso de arma de fogo e qualificação profissional, de acordo com a Lei Federal n° 10826, de 22 de dezembro de 2003.

Em 2013, a GCM passa a contar com um novo comandante, Dr. Vladimir Manzato dos Santos, ano em que a sede da corporação muda de endereço, atendendo na rua Emancipadores do Município, 141, no centro. Nesta mesma época, o efetivo tem um acréscimo, com o ingresso de 16 novos agentes, além da implantação das primeiras câmeras de monitoramento.

A partir do ano de 2017, em cumprimento ao que dispõe a Lei Federal n° 13022, de 8 de agosto de 2014, a Guarda Civil Municipal passou a contar com comandantes da própria instituição, nomeando para este posto o GCM Dirceu Cruz Guardia.

Posteriormente, em 2018, o subinspetor GCM José Augusto Gonçalves Alves esteve à frente da corporação até julho de 2021.

Atualmente, o cargo é ocupado pelo subinspetor GCM, José Mario Pereira da Silva.

GCM na atualidade
A corporação conta com efetivo de 97 agentes; a estrutura de monitoramento foi ampliada para 32 câmeras OCR (Muralha Digital) e 34 câmeras de circuito fechado; bem como firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com o Sistema Cortex do Ministério da Justiça; a frota foi renovada e ampliada, num total de 20 veículos, entre automóveis e motocicletas.

O canil da GCM vem passando por uma reestruturação, com a chegada de novos cães, que estão sendo treinados para auxiliar os trabalhos na área de segurança. Ao todo são 7 cães para essa atividade.

Recentemente, a GCM também recebeu novos armamentos (armas e munições) e apostando na qualificação profissional dos seus agentes tem promovido capacitação técnica.

Palavra do Comandante
“Nesta data tão especial, parabenizo a todos os integrantes da Guarda Civil Municipal de Itupeva. Eu acompanhei grande parte da evolução desta instituição e tenho orgulho muito grande em fazer parte desta corporação, que tanto contribui para o desenvolvimento da cidade, exercendo papel relevante na segurança pública do município. Agradeço aos agentes Nonato, Paulo, Dimas e Willian, que integraram a 1ª turma da GCM e exercem atividades até hoje. Eles serviram como alicerce da corporação e contribuíram para o que a Guarda se tornou atualmente”, afirmou.

Aspas para o Prefeito
“Com muita alegria celebramos os 30 anos da Guarda Civil Municipal. É uma instituição seria e valorosa, que tanto nos honra por seu trabalho, em prol da cidade e da população. É um orgulho poder colaborar para seu desenvolvimento, empregando recursos para fortalecer, cada vez mais, sua estrutura. Meus parabéns e gratidão a todos os agentes e servidores que atuam nesta instituição. Estamos no caminho certo, Itupeva está em pleno crescimento e a segurança pública é um dos pilares da nossa gestão, acompanho esse progresso”, concluiu o prefeito Marcão Marchi.

%d blogueiros gostam disto: