Mais de mil alunos da rede municipal estão em projeto de educação no trânsito

Começou nesta quinta-feira, 21/07, na Rede Municipal de Ensino de Itatiba, o projeto Rota na Educação, iniciativa da Concessionária Rota das Bandeiras em parceria com a Prefeitura de Itatiba, que abrangerá 1.068 alunos. A cidade é a primeira das 17 abrangidas pelo Corredor Dom Pedro a receber a ação.

As crianças aprendem brincando sobre atitudes e comportamentos seguros, com um tabuleiro gigante que apresenta os municípios enquanto vão avançando as casas em meio às regras de trânsito, incluindo sinalização, uso obrigatório do cinto e proibição do uso de celular ao volante.

“Neste ano, a Concessionária Rota das Bandeiras trouxe como proposta desenvolver atividades lúdicas em escolas do município, com o intuito de oferecer reflexões para os alunos e consequentemente suas famílias sobre a importância de termos um trânsito mais seguro. A parceria nos traz grande satisfação e esperamos contar sempre com o apoio da Concessionária para a realização de atividades e programas relacionados à educação para o trânsito, tão necessária nos dias atuais”, disse Sueli de Moraes Tuon, secretária de Educação de Itatiba.

Primeira ação
A primeira escola a receber a ação foi a Emeb Profa. Inês Prado Zamboni, no bairro San Francisco, na tarde desta quinta-feira, 21/07, para alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

“Investir na educação é evitar problemas futuros, precisamos acreditar e fazer essas ações. A partir do momento que os alunos têm as atividades aqui, levam essa vivência para casa e cobram que os adultos a sigam, mostrando que entenderam a regra e a importância dela, bem como a responsabilidade de cada um, pedestres e motoristas, para que, em parceria, a gente construa um trânsito mais seguro e mais em paz”, comentou a diretora desta escola, Nádia Cecon.

Escolas beneficiadas
Serão beneficiadas cinco as unidades de ensino municipal. “Algumas escolas participarão desta iniciativa por estarem mais próximas a rodovias”, esclareceu a secretária Sueli. A ação será sempre na parte da tarde, com sessões aproximadas de 1 horade duração. Nesta sexta, 22/07, será na Emeb Maria Salles, no bairro dos Cocais.

Na segunda, o projeto retorna à Emeb Profa. Inês Prado, agora para atender alunos das demais turmas do terceiro ao quinto ano. Na terça, 26/07, Emeb “Mara Cabral”, no Bairro do Pinhal; na quarta, 27/07, na Emeb Maria Aparecida Tomazini, no Morro Azul; e na sexta da próxima semana, 28/07, na Emeb Basílio Consoline, no Bairro da Ponte.

A condução da atividade é feita por Camila Souza, analista de Responsabilidade Social da Rota das Bandeiras. “A Secretaria da Educação de Itatiba nos procurou no início do ano porque queria dar continuidade ao trabalho; anteriormente, era a formação de professores e coordenadores que replicavam aos alunos. Agora, resolvemos agir ativamente com as crianças e também distribuímos para os alunos este jogo em miniatura, para que possam levar o que aprenderam através da roda de conversa aos pais, amigos e familiares”, incentivou Camila.

%d blogueiros gostam disto: