Primeiro Mamaço de Itatiba é inovação entre as ações da Semana do Bebê 2022

A 11ª edição da Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura de Itatiba, foi encerrada hoje (04/08). A inovação neste ano foi o Primeiro Mamaço das Mães de Itatiba, promovido na manhã desta quinta no Centro de Atenção à Criança – CAC.

O evento, com apresentação da fonoaudióloga Cátia Pereira, especialista em aleitamento materno, e da enfermeira Jessica Ferraz, ambas desta unidade, foi um espaço de compartilhamento de experiências e desafios entre profissionais, mães convidadas e público em geral, finalizado com sorteio de brindes doados pelo comércio local.

“Toda a rede de apoio formada pelos profissionais do CAC se dedica para levar um pouco mais de conforto às mães”, diz a primeira-dama e presidente do FSS, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira, que participou do evento.

Rede de apoio no CAC
“O Mamaço é importante para quebrar um tabu muito grande de que a mãe tem um lugar certo para mamar. A amamentação pode ser feita em qualquer lugar, é um direito da criança e um momento dela com a mãe, independente de onde seja, e é importante para fortalecer este vínculo. Essas mães precisam de uma rede de apoio e o CAC se mostra como uma instituição que está aberta às mães”, ressaltou o secretário da Saúde, Renan Dias Irabi.

“Achei muito legal e muito importante. Fiquei emocionada com os depoimentos”, disse Nayele Pedroso, mãe da Aylla, de 10 meses. “Eu não tive essas informações e tive que buscá-las. As mães e futuras mamães que estão aqui hoje têm a oportunidade de passar por este período de forma mais leve, isso é importantíssimo. Parabéns pelo trabalho de vocês, está sendo incrível”, disse Tabatha Ariel Gonçalves, educadora parental presente na ação.

Plantão de Aleitamento Materno
“A ideia do mamaço é alcançar mais pessoas para que as mães entendam que têm onde ter apoio. Itatiba tem uma grande vantagem por existir aqui este trabalho. Quando o bebê vem a primeira vez para uma vacina e passa com a enfermeira, ela ouve a história, pergunta das dificuldades, orienta no que precisar e deixa as portas do CAC abertas”, ressaltou a enfermeira Jessica.

O CAC possui dois horários semanais de atendimento no Plantão de Aleitamento Materno. É quando são passadas informações sobre as práticas saudáveis para a mãe e o bebê. Toda terça-feira, às 10h30, e toda sexta-feira, às 10h. Mais informações pelo 4524-0335.

Atividades
A abertura da Semana do Bebê foi no Teatro Ralino Zambotto com apresentação musical com Ivy Sousa e palestras sobre Aleitamento Materno e Saúde Mental no Puerpério com Cátia Pereira e a psicóloga Karin Godoy. No mesmo dia, gestantes, pais e familiares receberam orientações no Centro de Convivência Ângela Lygia Parodi Scavone, no Jardim Vitória.

Na quarta-feira, 03/08, durante todo o dia, foram realizadas atividades sobre amamentação em todas as unidades de Saúde. Também hoje, as unidades de Centro de Referência de Assistência Social – CRAS tiveram atividades sobre A Importância do Vínculo no Desenvolvimento da Criança.

A 11ª Semana do Bebê contemplou ainda atividades durante esses dias em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). A realização municipal foi fruto de esforço entre várias secretarias municipais e apoio da Câmara Municipal de Itatiba.

%d blogueiros gostam disto: