quinta-feira, 4, junho, 2026, 16:09
JUNDIAÍ

Ipem-SP realizará verificação de radares em Jundiaí

Objetivo é verificar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública, bem como se a velocidade que o radar marca dos veículos está correta e de acordo com a legislação

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica na terça-feira, 27 de setembro, a partir das 9h30, em Jundiaí, cidade a 57km da capital, nos radares localizados nos seguintes endereços:

– Avenida Quatorze de Dezembro, próximo ao nº 2846

– Avenida Quatorze de Dezembro, próximo ao nº 1500;

– Avenida Antônio Pincinato, próximo à avenida Reserva do Japy;

– Avenida Professor Pedro Clarismundo Fornari, próximo à rua Miguel Hilario Navarrete Sanches.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.

Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP.

A ação será realizada pela equipe de fiscalização de Campinas.