Sábado (01) tem programação recheada para as crianças

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para este fim de semana traz, novamente, atrações culturais gratuitas e visitação aos equipamentos municipais, a partir desta sexta-feira (30) e ao longo deste sábado (01).

Por conta das eleições neste domingo (02), os equipamentos culturais permanecerão fechados, retomando os horários de expediente normais na próxima semana.

Programação
Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (01), às 10h30, a Fábrica das Infâncias recebe a contação “Tá na hora da história – Contos contados para todas as idades”, voltada para crianças de sete a dez anos e duração de 30 minutos. Para a apresentação, a artista Rosângela Torresin aproveita a contação de histórias, uma das práticas artísticas mais antigas da tradição cultural, para unir outros segmentos, como o teatro, as parlendas, as brincadeiras e a música, e aguçar a percepção do público, convidado a viajar junto no universo da história.

As crianças que forem à Fábrica das Infâncias poderão aproveitar ainda para brincar e interagir com seu novo mobiliário cênico, inspirado nos conceitos de Rios Flutuantes, em referência aos canais fluviais da cidade, e no de Fios que tecem, numa alusão à atividade fabril têxtil que era ali desenvolvida.

O espaço conta ainda com um Parque Naturalizado – estrutura sem brinquedos estruturados, como balanças e escorregadores, mas montada com elementos como troncos, galhos, folhas, terra, areia e pedras, onde a criançada pode ter contato com a natureza e o brincar livre, pela iniciativa BrincAR LIVRE.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Neste fim de semana, o espaço abre só no sábado (01), das 9h às 13h. Durante a semana a visitação vai de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada de visitantes é permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Biblioteca Municipal
Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a programação do sábado (01) traz, às 11h, a contação “Um quarto de histórias: de onde vêm as histórias?”, com a Cia. Giro no Biombo. A apresentação narra as aventuras de três irmãos que, durante uma brincadeira de esconde-esconde, descobrem diversos tesouros dentro de um quarto de bagunça. Com criatividade, as crianças se divertem e se transformam em personagens, brincando com tudo o que encontram e ressignificando objetos. E tiram como principal aprendizado que as histórias podem ser encontradas em qualquer lugar, percebendo a importância do respeito com as pessoas e com as memórias.

Quem for à Biblioteca poderá conferir ainda a exposição permanente “Revista Japy – HQs do coletivo JundComics”, montada para a programação da 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). Posicionada estrategicamente no espaço da gibiteca, a mostra traz capas e conteúdos internos da publicação “Revista Japy” de histórias em quadrinhos.

A Biblioteca Municipal fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Teatro Polytheama
Para esta sexta-feira (30), o Teatro recebe em seu palco, a partir das 20h, o concerto comemorativo pelos 20 anos da Orquestra Filarmônica de Violas e que traz como convidado o músico Toninho Ferragutti. Os ingressos para todos os setores custam R$40,00, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

Já no sábado (01), também às 20h, é a vez do show musical “Guilherme Arantes in Concert”, em que o cantor e compositor comemora seus 46 anos de carreira, acompanhado de uma orquestra. Os ingressos possuem valores diversos, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis, e podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Já a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama, encontra-se fechada para a montagem da próxima exposição inédita, que será “Educação do Caráter”. Com estreia na segunda-feira (10), às 19h, a mostra traz a trabalho do artista Bruno Novaes de pesquisa e construção da documentação uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejado selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. A exposição poderá ser visitada até o dia 08 de novembro.

Museu Ferroviário
O Museu Ferroviário também fica aberto somente neste sábado (01), das 10h às 17h. Totalmente revitalizado, o Museu foi reaberto no início deste mês com uma nova exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, numa homenagem tanto para a importância da ferrovia, mas também para os trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pelo seu florescimento não só em Jundiaí, como no Estado, no Brasil e no mundo.

Quem visitar a exposição pode conferir, entre diversas instalações, poderá conferir documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

O visitante poderá conferir ainda as intervenções feitas pela Prefeitura no Espaço Expressa, antigo Complexo Fepasa, que além da mudança do nome recebeu um novo conceito de ocupação.

O Museu Ferroviário fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa. Mais informações pelo telefone 4589-6815.

Pinacoteca
Neste fim de semana, a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes também fica aberta somente no sábado (01), das 10h às 17h. Quem visitar o local poderá conferir obras que compõem o acervo permanente, como quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin, aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes e quadros do pintor Élvio Santiago.

A próxima exposição inédita da Pinacoteca será “Diálogos Insurgentes”, dos artistas Emilia Santos e Felipe Lima, que será aberta na próxima quinta-feira (06).

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Solar do Barão
Os jardins do Solar também ficam abertos somente neste sábado (01), das 10h às 17h. Quem visitar o local poderá conferir suas plantas, flores e árvores, seu jardim japonês, seus espaços de descanso sob a sombra dos pergolados e as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, como a casa na árvore, os brinquedos de madeira e as pinturas de chão.

Já o Museu Histórico e Cultural, instalado no edifício histórico tombado, segue fechado para a montagem de nova exposição temática sobre patrimônios, que será aberta em breve.

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural conta com um programa de oficinas gratuitas para inscritos de diversas idades.

Aos sábados, entre as oficinas ainda com vagas disponíveis estão a de Capoeira (maiores de sete anos), das 9h30 às 10h30; de Maracatu (maiores de sete anos), das 14h às 16h. Os interessados em participar podem realizar inscrição para a atividade no dia e local de sua realização.

Mas a programação cultural na Pracinha começa já nesta sexta-feira (30), às 19h, com o tradicional projeto Super Tela, exibição gratuita às 19h do filme “Homem-Aranha no Aranhaverso”. Serão disponibilizados para as sessões 40 lugares gratuitos, preenchidos por ordem de chegada.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

%d blogueiros gostam disto: