Domingo tem canto e roda de saberes com grupo Sabuká no Sesc

Neste domingo (09), às 16h, o Sesc Jundiaí recebe, na área de convivência, o mestre de canto Pawanã Crody e o seu grupo Sabuká, da aldeira Kariri-Xocó. O encontro apresenta Torés tradicionais, evocando toda força de sua ancestralidade e convidando todo o púbico participar, cantando e dançando. Em seguida, há uma conversa sobre os acontecimentos e contextualização dos símbolos e significados evocados nas danças, pinturas e cantos.

A apresentação resgata, reconhece e fortalece a cultura do povo Kariri-Xocó, com o objetivo de preservar, divulgar, reconhecer e oferecer protagonismo às suas origens, ampliando nosso entendimento sobre a identidade concreta da sonoridade e musicalidade brasileira.

Os Kariri-Xocó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá.

O Toré é um ritual comum a várias etnias do Nordeste brasileiro, como os Kariri-Xocó, Pankararu, Pankararé, Xukuru-Kariri, Potiguara, Geripancó e Fulni-ô. Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira.

Serviço
Vivência Toré
Com grupo Sabuká – Kariri-Xocó
Dia 9/10
Domingo, 16h
Área de Convivência
Classificação: 14 anos
Duração: 90 min

O uso da máscara é recomendado durante a permanência na unidade.

%d blogueiros gostam disto: