Pesquisa do IBGE já atingiu mais de 30% de Campo Limpo Paulista

O Censo Demográfico do IBGE deste ano está percorrendo todo o Brasil, com o objetivo de contar os habitantes do território nacional. Campo Limpo Paulista está inserida neste trabalho, e conta com 34 recenseadores ativos, dividida em 237 setores censitários, cada qual com estimativa de 300 residências. De acordo com dados que foram apresentados pelo IBGE em reunião recente, o trabalho já atingiu cerca de 34% do município. Participaram do encontro o vice-prefeito Paulo Fávaro, o diretor de gestão e planejamento Paulo Martinelli, o coordenador censitário do IBGE Gabriel Silvestre e o presidente da Câmara Municipal, Diego Ito.

Para registro das informações, os recenseadores utilizam o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181. “Não é preciso abrir a porta ou o portão da casa. O censo pode ser respondido até mesmo por interfone, desde que os dados sejam apresentados de forma correta”, afirma o coordenador censitário do IBGE Gabriel Silvestre. Os números levantados pelos recenseadores são importantes para a aplicação de políticas públicas e a geração de novas oportunidades aos munícipes, como a vinda de empreendimentos.

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário. Os moradores que se recusarem a atender o recenseador, irão receber uma carta de aviso. Caso a carta não seja respondida, será cobrada uma multa estimada em 10 salários mínimos, regulamentada pela lei federal 5534/68, Art. 2, de 14 de novembro de 1968. Vale lembrar que o dono da residência não precisa abrir a porta de sua casa, basta apenas responder às perguntas do recenseador.

Cem vagas para recenseadores ainda estão disponíveis na cidade. Os interessados podem comparecer na rua 1º de dezembro, 360 – Jd. Marsola (antigo SESI), das 9h às 17h, munidos do RG, CPF, Título de Eleitor e Reservista (apenas para homens). Quem se candidatar a vaga não pode ser funcionário público ativo ou aposentado e ter CNPJ ou MEI em seu nome.

%d blogueiros gostam disto: