Enem 2022: saiba como se preparar nos dias que antecedem a prova

Neste domingo, dia 13 de novembro, será aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que contempla as disciplinas de linguagens e ciências humanas, além da redação. De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, cerca de 3,4 milhões de estudantes devem fazer a prova, tendo cinco horas e meia para responder as 90 questões e escrever a redação. Tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas no mesmo dia.

Com a proximidade da data da prova, muitos estudantes ficam em dúvida se é hora de estudar mais ou descansar. “Agora é hora de revisar o conteúdo, tirar as últimas dúvidas e confiar no seu potencial”, garante Carlos Camargo, diretor pedagógico do Ápice Vestibulares, curso preparatório com oito unidades no estado de São Paulo. Ele explica que a primeira prova, também por ter a redação, costuma deixar os candidatos mais tensos. “Essa ansiedade é normal, principalmente para tentar se preparar para os temas mais prováveis da redação. Mas é importante ter em mente que as técnicas estudadas, os textos trabalhados e as leituras que foram realizadas longo do ano são as ferramentas necessárias para um bom resultado”, completa.

Neste sentido, o diretor pedagógico destaca ainda que nesta reta final é essencial que o estudante revise as próprias redações que escreveu ao longo do ano. E, principalmente, leia aquelas que tiveram nota máxima nos exames anteriores. “É um método de estudo mais ativo, que contribuirá para que o candidato se sinta mais seguro”, diz. Outra possibilidade é conferir a cartilha do Enem 2022, que está disponível na internet trazendo os critérios de correção e exemplos das redações que tiveram nota 1000.

“Os temas das redações dos últimos anos refletem muito no comportamento humano. É essencial que o aluno tenha clareza dos assuntos em destaque nos últimos tempos e saiba desenvolver o texto de forma criativa e inteligente, seguindo o que está sendo pedido nas instruções da prova”, reforça Carlos. Aliás, quando o assunto é Enem, a dica de ouro é: a leitura de jornais e o acompanhamento de noticiários auxiliam muito na realização da prova como um todo, isso porque o exame busca relacionar atualidades e sala de aula sempre que possível.

Descansar também é preciso
O diretor pedagógico do Ápice Vestibulares enfatiza que até a sexta-feira que antecede a prova o tempo é de revisão do conteúdo que foi ensinado e estudado de forma recorrente ao longo de todo ano. Depois disso, é hora de separar o material necessário e os documentos, conferir o itinerário até o local da prova e descansar.

Isso porque o Enem é um exame que exige muita atenção. “Uma boa interpretação de textos é necessária, uma vez que um grande número de questões traz um enunciado extenso, que garantem ao aluno um contexto que deve ser interpretado para se chegar à resposta correta. Portanto, estar com a mente descansada, ter foco, concentração e calma para ler com clareza as questões e respondê-las é essencial para o sucesso na prova”, finaliza.

Orientações gerais para o Enem 2022 – A primeira prova do Enem 2022 acontece neste domingo, dia 13, englobando linguagens, ciências humanas e redação, tendo duração de cinco horas e meia. Já no dia 20 deste mês será a vez de testar os conhecimentos de ciências da natureza e matemática. Neste dia, o tempo de prova será de cinco horas.

Em ambas as datas, para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial com foto. De acordo com o edital, nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. É obrigatório também levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente – os candidatos do Enem digital também devem levar, já que será necessário para a redação. Embora não seja obrigatório, é indicado ainda levar água (em garrafa transparente) e um lanche.

É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição, que traz, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. E atenção ao horário: exame tem início às 13h30, porém os portões são fechados meia hora antes, às 13h. Portanto, o indicado é que o candidato chegue ao local com antecedência – os portões estarão abertos a partir das 12h.

%d blogueiros gostam disto: