ITATIBA

Festa Nordestina acontece entre 18 e 20/11 no Parque Luís Latorre

A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizará entre os dias 18 e 20/11/ 22 a Festa Nordestina. Será no Parque Luís Latorre com direito a uma programação extensa (confira abaixo) para oferecer ao público muita música e diversão.

A atração integra a comemoração pelo aniversário de 165 anos de Itatiba, completado em 1o. de novembro, data da emancipação político-administrativa do município.

Na primeira noite, sexta (18/11), a abertura dos portões da festa será às 19h. Ali já estará aberta a Praça de Alimentação e a exposição e a venda de artesanato, frutas e produtos do campo. Logo em seguida, às 20h, o primeiro dos diversos shows. Será com o grupo Xaxado Novo, em uma parceria com o Circuito SP, Programa Juntos pela Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Luís Soares de Camargo, o novo evento supre uma demanda dos munícipes. “Estamos atendendo a um pedido da população, já que cidades da região realizam festas nordestinas com muito sucesso. Esta festa é importante tanto para o itatibense, que se aproxima da cultura e culinária nordestina, quanto para os nordestinos que aqui vivem, para reencontrar suas origens”, comentou.

Praça de Alimentação
A Praça de Alimentação, como de costume, ficará a cargo da Associação das Entidades Assistenciais, Sociais e Filantrópicas de Itatiba (Aeasfi). Além das tradicionais delícias que os visitantes do parque sempre prestigiam, as entidades capricharam no extenso cardápio e vão disponibilizar algumas opções da culinária nordestina.

Dentre as novidades estão: acarajé, arrumadinho – prato típico de Pernambuco com os ingredientes arrumados lado a lado: macaxeira ou charque, farofa, vinagrete e feijão verde -, baião de dois, bolinho de carne seca, camarão com molho nordestino, crepe de carne seca, escondidinho de carne seca e lanche de carne de sol.

Para as crianças
Logo pela manhã deste final de semana festivo, tanto no sábado quanto domingo, a festa começa às 10h, com a abertura dos portões, início do funcionamento da Praça de Alimentação, artesanato, frutas e produtos do campo e atrações especiais para a criançada.

Além de brinquedos infláveis de graça, haverá show de mágica em dois horários: às 13h e às 14h (sábado e domingo). Também nos dois dias, haverá a presença de personagens infantis passeando pelo recinto – pela manhã, das 10h ao meio-dia, e à tarde, das 15h às 17h.

Inclusão
No sábado, a programação prevê a Hora da Inclusão – às 14h. Neste momento, haverá uma adaptação – serão diminuídos estímulos sensoriais, incluindo o som da festa – para que o evento possa ser visitado também, com mais conforto, pelas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Shows
Na programação artística, no sábado 19/11, a primeira apresentação será às 10h30, com a Orquestra Filarmônica de Valinhos – realizada através do Proac-ICMS com patrocínio do Cartonifóicio Valinhos. A festa segue com o show Piseiro Bom de Clauber Dias (12h45), Só no Forró com Joel Alves & Nelsinho Lima (15h15), Sertanejo com Pisadinha de Luis Miguel & Rafael (17h45) e termina com o show O Bê-á-Bá do Nordeste de Lilian Ximenes, às 20h.

No domingo, 20/11, feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra, a parte musical será toda composta por músicos de Itatiba. A primeira atração, às 10h30, é a Orquestra D’Alba, do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani. Ao meio-dia, será a vez da apresentação da tradicional centenária Corporação Musical Santa Cecília. Em seguida, às 13h15, tem apresentação da Orquestra de Violeiros de Itatiba.

Para o restante do último dia, estão programados três shows: Só no Piseiro com Leandro Novais (15h45), Forró Pegado com Lucy Bananas (17h) e Pagode com Arrocha do grupo Pegada Nossa (19h).

Nos dias da festa, a entrada de menores só é permitida com a apresentação de documento com foto – próprio e de pais/responsáveis. Na sexta e no sábado a festa segue até 22h; no domingo, termina uma hora mais cedo, às 21h.

O último dia de festa ainda contará com ações alusivas ao Dia da Consciência Negra, como a apresentação de danças e capoeira, bem como a presença de membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial e do Quilombo Brotas.