FIESP e CIESP promovem treinamentos em certificado de origem para empresas de Jundiaí e Região

Começa agora, no mês de novembro, um novo treinamento desenvolvido para empresas que realizam exportações e que estejam interessadas em saber mais sobre oportunidades de negócios no mercado internacional. O projeto é uma iniciativa conjunta da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) que visa apresentar a utilização do certificado de origem e é destinado aos empresários, gestores e demais profissionais que atuam com a estratégia internacional da empresa.

O certificado de origem comprova que produtos fabricados no Brasil, ainda que tenham sido utilizados insumos importados durante o processo produtivo, podem acessar os países com benefícios tarifários. A FIESP é líder nas emissões e conta com um time de especialistas no tema.

O propósito em promover os treinamentos surgiu a partir do resultado de uma pesquisa realizada em 2020, que contou com 817 respondentes atuantes na área internacional. Na época, foi possível observar que boa parte das empresas exportadoras e prestadoras de serviço possuíam conhecimento sobre o documento, porém desconheciam as legislações, as regras de origem e sobretudo, os benefícios que impactam na competitividade da indústria brasileira no exterior.

A coordenadora de Serviços de Comércio Exterior da FIESP, Camilla Mafissoni, explica que “uma vez que o produto cumpra com as regras estabelecidas entre os países, a empresa poderá emitir o certificado. Isso significa que a empresa importadora terá a redução ou a isenção do imposto de importação. É importante ter conhecimento sobre a negociação internacional, para que a empresa exportadora brasileira possa usufruir dos benefícios de um acordo comercial, e consequentemente, alavancar suas exportações, trazendo maior diversidade de mercados para o seu produto”.

Contexto favorável
O Brasil possui acordos de comércio com os países mais estratégicos da América do Sul, com o México, Egito, Índia, Israel e com o bloco econômico formado pelos países que integram a União Aduaneira da África Austral (Sacu). Todos eles preveem a utilização do certificado de origem.

Recentemente, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), bloco econômico do qual o Brasil é parte, finalizou as negociações de um acordo com a União Europeia. O tratado atualmente está sendo traduzido e revisado, para que então seja assinado e ratificado pelos Países Membros dos dois Blocos. O Mercosul também negocia acordos de livre comércio com Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México e Líbano.

Outros dois fatores determinantes para o início dos treinamentos foram as dificuldades com a economia doméstica, que acabam estimulando a busca pelo mercado internacional, e a redução das equipes nas empresas em consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19.

CIESP Jundiaí
Data: 29/11
Horário: 08h30 às 12h30
Local: Av. Doroty Nano Martinasso, 150 – Vila Bandeirantes – Jundiaí/SP
Telefone: (11) 4815-7941
E-mail: ciesp.jundiai@ciesp.com.br

%d blogueiros gostam disto: