JORNAL DA REGIÃO

JUNDIAÍ E REGIÃO

Alunos de Veterinária da UniAnchieta fazem campanha de conscientização

Os alunos do curso de Veterinária da UniAnchieta de Jundiaí estão desenvolvendo um projeto de extensão universitária, para orientar a população a adotar algumas medidas em casa, a fim de evitar a contaminação dos animais de estimação, principalmente nessas épocas de chuvas e alagamentos.

De acordo com Renata Carolina Esperança, que é uma das estudantes de Medicina Veterinária, uma das principais medidas é manter a vacinação em dia. Depois, o ambiente em que os pets vivem devem ser limpos, para evitar contaminações.

Ela disse que o grupo do qual participa desenvolveu folders explicativos, para a população tomar ciência de que não é só pelos ratos que a leptospirose é transmitida. “Nosso objetivo é a prevenção da doença através da conscientização, uma vez que episódios de enchentes ocorreram recentemente em nossa região.”

“Queremos disseminar para as pessoas que essa não é uma doença de transmissão exclusiva de ratos, sendo assim se nossos pets forem infectados também podem nos transmitir a doença. Para a transmissão não precisa existir uma lesão na pele, a bactéria pode infectar nossa pele íntegra. O cuidado com o meio ambiente é essencial para evitar contaminações, e mesmo sendo conhecida como a doença do rato, eles não devem ser hostilizados pela população. O ideal é sempre cuidar do meio ambiente a fim de evitar o acúmulo de lixo e consequentemente aumento de roedores.”, explica a estudante.

O trabalho é desenvolvido pelos alunos: Renata Carolina Esperança, Flávia Cardoso Pernas, Luana Alves, Nycolly Henrique Morales, João Gabriel Moreira de Lima, Cintia Piazza Mendonça, Enrico Gabriel Pinheiro e orientação da professora Paula Maria Pilotto Branco.

%d blogueiros gostam disto: