Pelo 4º ano seguido, Jundiaí é líder em ranking
Jundiaí conquistou a primeira colocação no Índice de Governança Municipal, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA) pelo 4º ano consecutivo. A cidade está inserida no Grupo 8, que engloba municípios com mais de 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$ 32 mil. Jundiaí divide o grupo com outras 161 cidades e garantiu a nota 8,48, enquanto a média geral foi de 6,40.
O ranking foi desenvolvido com base na média de três indicadores: Finanças, Gestão e Desempenho. Em Finanças, Jundiaí ficou na 3ª posição, com nota 8,48. Em Gestão, a nota 7,85 colocou Jundiaí em 27°. Já em Desempenho, a cidade garantiu nota 8,87 e a 3ª colocação. A soma dos fatores fez o município terminar em primeiro no ranking.
“A primeira colocação do Índice de Governança Municipal é motivo de muito orgulho. Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Jundiaí é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em serviços públicos de qualidade e, ao mesmo tempo, é responsável com as finanças”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Além da liderança do Grupo 8, Jundiaí figura na primeira colocação entre os 645 municípios estaduais e 5570 nacionais. A média das cidades de São Paulo foi de 6,46, enquanto a das cidades do Brasil foi de 5,62.
“Jundiaí vem trilhando o que foi planejado para o desenvolvimento da cidade, proorizando investimentos estruturantes e políticas e serviços que impactam positivamente na qualidade de vida dos moradores. Não obstante, sabemos que esses resultados só são possíveis porque a gestão fiscal é austera e responsável. Aqui, o recurso arrecadado do contribuinte é devolvido com a máxima eficiência, é o que comprova esse estudo do CFA”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Uma das principais ferramentas de governança da gestão municipal é o Observatório Jundiaí. Com o objetivo de aumentar os níveis de transparência, o portal foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e traz 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU. Eles revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, obras em tempo real, entre outras. A disponibilização desses dados, de dorma sistemática, também permite ao municipe aferir sobre a eficiência na gestão dos recursos.
O Observatório ainda conta com 100 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.