CAJAMAR

Cajamar entrega novos kits do Programa Coração de mãe e anuncia maternidade

O mês de aniversário da cidade segue com muitas novidades para a população cajamarense e neste sábado (11), a Prefeitura de Cajamar realizou a entrega de novos kits de maternidade para as mamães participantes do Programa Coração de Mãe, contemplando 106 gestantes de diversos bairros do município.

O Programa Coração de Mãe é uma ação integrada, através da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A iniciativa tem como objetivo realizar o acompanhamento humanizado do pré-natal, para que as mulheres tenham todo o respaldo que necessitam durante o período gestacional, promovendo a saúde mental e física da mãe e do bebê.

O acompanhamento é feito através de encontros periódicos, realizados nas Unidades de Saúde do município. Durante os encontros são discutidos temas de interesse da gestante, além de atendimentos especializados com equipes de enfermagem, enfermeira obstétrica, nutricionista clínica, assistente social e psicóloga e também atividades complementares.

A distribuição dos kits contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade Nadja Haddad, o prefeito de Cajamar Danilo Joan, a secretária de Saúde Patricia Haddad, o secretário de Desenvolvimento Social Niedson Filho e alguns vereadores municipais.

Durante a entrega, o prefeito Danilo Joan anunciou a construção de uma maternidade no município, que será localizada na parte superior do Hospital Regional. “Iremos ampliar o Hospital Municipal com 32 novos leitos para internações e 5 leitos de UTI para atender os casos de gravidez de alto risco. Quando assumimos a gestão, nasciam em média 5 a 6 crianças por mês em Cajamar, hoje já estamos registrando aproximadamente 60 nascimentos mensais e com a maternidade teremos um conforto maior para a cuidar da vida dos cajamarense desde o primeiro dia do seu nascimento”, afirmou Danilo.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos a ordem de serviço para a realização das obras já foi executada e a previsão é que o início das obras aconteça entre o fim de fevereiro e começo de março.