Guarda Municipal frustra tentativa de furto e detém suspeito
Um homem de 40 anos foi detido nesta manhã (24) pela Guarda Municipal de Jundiaí, tentando furtar fios de cobre de um salão comercial na Ponte São João.
Segundo informações, o Centro de Operações Táticas – 153 – da GMJ foi informada através de denúncia anônima. Ele foi visualizado no telhado do comércio.
Equipes que atuam no programa Bairro Seguro identificaram o suspeito de 40 anos que passou a correr entre os veículos na Av Antônio Frederico Ozanam e deixou caído na avenida um rolo com quase 15 metros de fios.
Próximo da antiga Pozzani, os guardas visualizaram o suspeito as margens do rio. Ele foi detido e levado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil na Av Nove de Julho.
De acordo com a GM, ele que é morador em situação de rua, possuí quatro passagens pela polícia pela prática de furto.
A autoridade policial determinou a prisão em flagrante e em seguida o encaminhamento até a carceragem do Centro de Triagem de Campo Limpo Paulista.
O “Jornal da Região” publicou esta semana matéria sobre a onda de insegurança no bairro por conta da onda de invasões aos estabelecimentos.
Ação de acolhimento
Uma ação conjunta entre Guarda Municipal, Polícia Militar e órgãos da Prefeitura de Jundiaí aconteceu na quinta-feira (23) em bairros da região da Ponte São João. Foram contabilizadas 29 abordagens sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade pelos guardas municipais que ofereciam os serviços sociais da Prefeitura e recâmbio para as cidades de origem. Desses, apenas um que estava transitando pela rua Lima sem ter residência fixa na cidade, aceitou a oferta social e foi encaminhado à Casa de Passagem.
Concomitante ao trabalho da GMJ com foco em abordagens sociais, equipes do 49º Batalhão da Polícia Militar detiveram um suspeito na Avenida José Maria Whitaker com dezenas de passagens policiais e que estava sendo procurado pela justiça. Na rua José de Fiori, na Vila Joana, o Apoio Tático da GMJ recuperou um Fiat Uno que havia sido furtado em Campo Limpo Paulista. A proprietária foi localizada pelo Setor de Inteligência da Informação da Unidade de Segurança e agradeceu o empenho da equipe.
Com o apoio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), um caminhão do departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) foi chamado para fazer o recolhimento dos entulhos existentes próximo da área com pontos de consumo de drogas.
No final do dia, agentes da Fiscalização do Comércio e guardas fiscalizaram um espaço no Jardim São Camilo funcionava de forma ilegal. “Estamos trabalhando de forma integrada com as forças policiais e órgãos municipais no combate à criminalidade na região da Ponte São João. Temos diversas demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade que de alguma forma acabam assustando os moradores e, às vezes, cometendo alguns delitos. Vamos trabalhar cada vez mais para que tenhamos uma maior sensação de segurança do bairro com ações de acolhimento e presença de equipes no patrulhamento”, reforçou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.
O subcomandante da GMJ, inspetor Mauro Castro acompanhou toda a operação e parabenizou as equipes que estiveram empenhadas com a LIMPUB e na recuperação do veículo.
Números da operação
29 abordados entre eles, três do sexo feminino;
02 recambiados à Casa de Passagem;
01 veículo recuperado;
01 foragido da justiça capturado;
01 imóvel fiscalizados por agentes da fiscalização do comércio;
02 Caminhões de materiais usados por moradores em situação de vulnerabilidade recolhidos das vias;