Segurança nas Escolas é tema de seminário em Itatiba
O Conselho de Segurança (CONSEG) de Itatiba promove no próximo dia 25 de maio, às 13h30h, na Câmara Municipal, o seu segundo Seminário Regional, desta vez apresentando as ações das polícias para coibir a violência física e digital no ambiente escolar.
A temática atende uma necessidade social do momento. O evento destinado, principalmente, aos profissionais da segurança e educação, é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas por meio do Whatsapp (11) 95266-1387.
Para falar sobre “A importância da Segurança Pública na Educação”, que visa apresentar as ações adotadas pela polícia para evitar a violência nas escolas, serão apresentadas ferramentas importantes como o “Programa Vizinhança Solidária Escolar”, gerenciado pela Polícia Militar, a “Investigação Forense em Crimes Virtuais” realizada pela Polícia Técnico-Científica e a “Investigação e Criminalização dos envolvidos nos ataques”, que tem atuação da Polícia Civil, bem como o papel e a importância dos programas de vizinhança solidária na Segurança Pública.
O segundo Seminário Regional realizado pelo CONSEG Itatiba reunirá a alta cúpula policial, contando com as participações de Cel. Temístocles Telmo Ferreira Araújo – coordenador dos CONSEGs, Hercício de Almeida Costa – Capitão da PM, William
Correa Guttner – Perito Polícia Técnico-Científica e Rubens Urbano Leal – Delegado da Infância e Juventude. O seminário será conduzido pela presidente do CONSEG Itatiba, Solange Lima, que se destaca por sua atuação nos temas de segurança pública na cidade.
“O CONSEG Itatiba tem realizado nos últimos anos diversos encontros com a comunidade e a alta cúpula das polícias para fortalecer a confiança da sociedade na Segurança Pública, mostrando que se atuarmos em conjunto, estaremos mais protegidos. Por isso, estamos sempre atentos às necessidades da população e às suas preocupações, desta vez vamos discutir as ferramentas da polícia contra a violência no ambiente escolar, seja física ou digital. Estamos trabalhando unidos para que os pais sintam suas crianças protegidas e seguras”, explica Solange Lima, presidente do CONSEG Itatiba.
O Conseg Itatiba tem como objetivo apresentar quais ações as forças de segurança estão adotando através de medidas protetivas e investigativas no combate ao avanço desta criminalidade, como também a criminalização dos responsáveis. “Convidamos os profissionais de educação, segurança e toda a sociedade para se unir a nós e contribuir para uma segurança sempre mais afetiva”, completa a presidente.
CONSEG ITATIBA
“A importância da Segurança Pública na Educação” Dia: 25 de maio, quinta-feira, às 13h30 Local: Câmara Municipal de Itatiba – Rua Benedicto José Constantino, 100 Engenho – Bairro do Engenho, Itatiba – SP, 13255-519 Inscrições aberto ao público: Whatsapp (11) 95266-1387.
SOBRE CONSEG
Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, sendo inicialmente regulamentados pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoados, pela Resolução SSP nº 013, de 28 de fevereiro de 2018. Por definição, os CONSEGs são entidades compostas por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Cada Conselho é um instrumento de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Para alcance das diretrizes propugnadas no Decreto, a Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente ao bairro ou município. Na sua essência, os Conselhos desenvolvem as reuniões ordinárias mensais no período noturno, em imóveis públicos ou de uso comunitário que, preferencialmente, não sediem unidade policial, seguindo uma pauta padrão, dentro de uma agenda prévia definida por calendário anual. Além de ser um canal fomentador de orientação e prevenção primária no que se refere à segurança pública. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam, atualmente, a mais ampla, sólida, duradoura e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.