ITATIBA

Aluno de Itatiba recebe prêmio do Ministério Público do Trabalho

O aluno Henzo da Silva Pereira, de 13 anos, da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Profa. Rosa Scavone, do bairro San Francisco, foi medalha de prata no Prêmio MPT na Escola, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) a nível nacional.

A conquista do segundo lugar na categoria Desenho, com a obra Oportunidades, é referente à edição de 2022, cuja premiação foi entregue na última semana em mãos.

No final do último ano, Henzo já tinha recebido premiação em Campinas pelo primeiro lugar na etapa estadual neste concurso que fomenta a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil. Pelas premiações, foram entregues medalhas e o troféu nacional, além de itens como tablet e fone ao aluno e à equipe educacional.

Segundo Roseli Merli Martins, assistente social da Secretaria de Educação e coordenadora do MPT na Escola em Itatiba, o município participa desde a primeira edição, em 2018, e sempre tem premiações que acabam levando o nome da cidade para todo o país. Agora, é aguardado o edital para a participação, através de um convite às escolas, dos alunos da Rede Municipal de Ensino na edição de 2023.

Combate ao trabalho infantil

O concurso valoriza produções -nas categorias conto, poesia, música e desenho- de estudantes da rede pública de ensino sobre temas relacionados ao enfrentamento do trabalho infantil e profissionalização do adolescente. A premiação integra o Projeto Resgate à Infância, que tem por objetivos prevenir e combater o trabalho infantil, fomentar políticas públicas, promover a formação e proteger o trabalhador adolescente.

Participam estudantes do Ensino Fundamental, divididos em dois grupos: o primeiro aborda o trabalho infantil (4ª e 5ª séries), enquanto o segundo, a profissionalização do adolescente (6ª e 7ª séries), na qual Henzo foi premiado.

%d blogueiros gostam disto: