JUNDIAÍ

Costela no Bafo é o destaque da 17ª Festa da Família Dom Bosco

Não tem como passar pelas festas da Paróquia São João Bosco sem reparar numa churrasqueira gigante, feita pelos próprios voluntários do evento e que rende uma das costelas no bafo mais saborosas da região. A partir deste próximo sábado (5), a iguaria estará de volta às mesas na 17ª Festa da Família Dom Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí (SP), para alegria de quem não vê a hora de degustá-la. A entrada é gratuita e o evento reserva muitas novidades neste ano.

Roberval Zequin é um dos responsáveis pela fama que a costela conquistou. O empresário é voluntário nas festas da paróquia desde 2009. Um ano depois, assumiu a coordenação da barraca junto com Valdir Bozeli, outro especialista na arte de preparar a carne. “A costela começou (a ser servida nas festas) em 2008, com o Sandro, Valdir e Ademir, que construíram também a primeira churrasqueira. Depois, por volta de 2012, o Valdir, Sandro e eu fizemos essa que é usada até hoje”, lembrou.

A churrasqueira pesa aproximadamente 100 quilos e foi construída em menos de uma semana. Ela comporta 220 quilos de costela por vez e a média de vendas por festa é de mais de meia tonelada. “Em 2015 transformamos a churrasqueira de carvão para gás de cozinha. Assim conseguimos manter melhor a temperatura no preparo, sempre constante, e também pensamos na questão ambiental”, contou.

Perguntado sobre o segredo da carne – macia a ponto de desmanchar na boca – Zequin foi enfático: “Não usamos nenhum tempero, somente sal grosso. O segredo no preparo é o tempo e a temperatura a que assamos a costela, normalmente por volta de 16 horas. A qualidade da carne também conta muito”.

Ambiente familiar
Serão três finais de semana de festa – 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de agosto – com muita comida e animação, num ambiente totalmente familiar. “Essa é uma festa feita por famílias inteiras para as famílias da nossa comunidade. Nossos voluntários são muitas vezes pais, mães, filhos e parentes, que se dedicam nesses três finais de semana e a quem agradecemos muito por se dedicarem tanto. Convido toda a população para prestigiar”, conclamou o pároco, padre Michael Henrique dos Santos.

Quem estiver no evento vai poder saborear, ainda, porções de frango frito crocante, batata frita, polenta frita e tiras de carne; lanche de pernil desfiado; macarrão, nhoque e rondelle. Para a sobremesa, haverá doce e bebidas (suco, refrigerante, água e chope pilsen e especial). A festa reserva também espaços especiais para que os empreendedores possam apresentar produtos e serviços à população.

História
A primeira edição da Festa da Família Dom Bosco aconteceu em janeiro de 2006. A partir da segunda, o evento passou a ser anual, sempre em agosto, por conta da fundação da paróquia e também em homenagem à Semana da Família.

Atualmente, a paróquia São João Bosco conta com as comunidades Nossa Senhora de Fátima, no Medeiros; Nossa Senhora Aparecida, na Ermida; Sant’Anna, no Jardim Sarapiranga; e Nossa Senhora das Dores, no Portal do Medeiros.

SERVIÇO
17ª Festa da Família Dom Bosco
Dias 5, 6, 12, 13, 19 e 20 de agosto
Sábados, das 18h às 22h; Domingos, das 11h às 15h
Paróquia São João Bosco – avenida Benedito Castilho de Andrade, 1091, Eloy Chaves (próximo ao Parque Botânico)
A entrada é gratuita

Cardápio
Costela no bafo, frango frito, batata frita, polenta frita, tiras de carne, lanche de pernil desfiado, macarrão, nhoque, rondelli, doces, água, suco, refrigerante, chope pilsen e especial