quarta-feira, 22, julho, 2026, 10:40
CIDADESPOLÍCIAVÁRZEA PAULISTA

DIG de Jundiaí apreende dezenas de peças de motos em loja de Várzea Paulista

Os policiais civis, que atuam no combate a furtos e roubos de motos, pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, apreenderam na tarde desta terça-feira (11) dezenas de peças de motos em uma loja do Jardim América 2, em Várzea Paulista.

Segundo o delegado assistente da DIG, Anselmo Carvalho Santalena, os policiais, que tentam reduzir os índices de criminalidade, encontraram dezenas de peças de motos sem selos de rastreabilidade do Detran-SP.

Esses selos são usados para identificar a origem de cada peça, se foi moto baixada e que consta nos registros do órgão ou se trata de origem ilícita.

Agora o proprietário da loja de peças deverá provar na DIG a origem de cada uma das peças.

Ainda no mesmo local foram encontradas munições de calibre .380, não registradas.

No local os investigadores encontraram a placa de uma moto roubada.

Também havia outra moto com placa não autorizada pelo Detran, em seus sistemas de registros de veículos.

O delegado titular da DIG, Roberto Souza Camargo Júnior, determinou o indiciamento do comerciante por receptação, adulteração de sinal, posse de munição e crime contra as relações de consumo.

Em seguida, como as penas somam mais de quatro anos de detenção, o acusado foi recolhido para a Cadeia de Campo Limpo Paulista, onde deverá aguardar a Audiência de Custódia no Fórum de Jundiaí.

Operações constantes

Os delegados da DIG de Jundiaí, Roberto e Anselmo, intensificaram as operações de verificação de origem das peças de veículos comercializadas na área pertencente à Delegacia Seccional de Polícia Civil.

Essas operações estão surtindo resultados, com a localização de centenas de peças de veículos sem o selo de rastreabilidade fornecido pelo Detran.

Muitas vezes os comerciantes dizem que compraram de terceiros, mas não conseguem provar a origem, com documentos. A partir daí os policiais fazem indiciamento dos envolvidos, que respondem processo na Justiça por receptação.

Já as peças são apreendidas e recolhidas ao Pátio da Polícia Civil, ficando à disposição do Detran, que faz agendamento para leilão dentro das normas legais e com selos de identificação.

Quando as peças são de veículos furtados ou roubados, e os policiais conseguem fazer a identificação do dono, daí o proprietário é chamado na Delegacia.