quarta-feira, 3, junho, 2026, 03:51
CIDADESJUNDIAÍPOLÍCIA

PM prende mulher em flagrante por posse irregular de armas de fogo

Uma mulher foi presa em flagrante na tarde deste sábado (31), após policiais militares encontrarem quatro armas de fogo e munições no interior de um cofre em um apartamento no Centro de Jundiaí.

A ocorrência foi comunicada ao COPOM às 16h19 e, segundo os militares, a conduzida — proprietária do imóvel — autorizou a entrada da equipe e acompanhou toda a vistoria.

Como aconteceu

A mulher relatou aos policiais que se encontra em processo de separação de seu ex-marido e que, no quarto do casal, havia um cofre pertencente a ele, no qual suspeitava haver armas de fogo.

Segundo ela, a situação lhe causava temor constante, inclusive em relação aos filhos que residem no local.

Afirmou que o ex-marido deixou a residência em agosto de 2025 e que, por diversas vezes, pediu que ele retirasse as armas, sem sucesso.

A conduzida informou ainda que contratou um chaveiro para abrir o cofre. Quando a equipe chegou ao apartamento, o cofre já estava aberto, com sinais de arrombamento próximos à fechadura.

Armas apreendidas

No interior do cofre foram localizadas e apreendidas as seguintes armas, todas pertencentes ao ex-marido da conduzida:

  • 1 revólver Taurus, calibre .357 (uso restrito)
  • 1 pistola Springfield, calibre 9x19mm, com três carregadores (uso restrito)
  • 1 pistola Taurus, calibre 9x19mm, com dois carregadores (uso restrito)
  • 1 espingarda CBC Pump, calibre .12 (uso permitido)
  • 10 munições de pistola calibre 9x19mm (uso restrito)

Versões divergentes

Os policiais militares registraram que a conduzida apresentou versões contraditórias durante o atendimento. Inicialmente afirmou ter certeza de que havia armas no cofre e, posteriormente, disse que apenas suspeitava do conteúdo. Também se recusou a fornecer os dados de contato do ex-marido, alegando medo.

Em seu depoimento, a mulher declarou que não manuseou as armas e que seu único objetivo foi proteger a si mesma e aos filhos. Relatou que a filha apresenta quadro de ansiedade e que há decisão judicial de guarda unilateral e visitação restrita do pai.

Decisão do delegado

O delegado de Polícia, Dr. Francisco Felipe Preuss, ratificou a prisão em flagrante da conduzida, indiciada pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito, previstos nos artigos 12 e 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento).

A autoridade decidiu não arbitrar fiança, considerando que a pena máxima cominada, especialmente em relação ao delito do artigo 16, ultrapassa quatro anos.

O delegado também determinou que a conduta do ex-marido, apontado como proprietário das armas, será apurada em procedimento próprio, uma vez que, em tese, deixou armamento sob posse e disponibilidade de terceiros, em desconformidade com as normas do Estatuto do Desarmamento.