quinta-feira, 2, julho, 2026, 12:59
VARIEDADES

Shakira inspira registros em cartórios

ANA CORA LIMA

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A relação entre Shakira e o Brasil ultrapassa as turnês lotadas e os sucessos nas paradas. Ao longo de mais de três décadas de carreira -iniciada ainda nos anos 1990 e consolidada mundialmente com álbuns como “Pies Descalzos” e “Laundry Service”- a cantora colombiana construiu uma base de fãs fiel no país, onde é frequentemente recebida como uma das artistas internacionais mais populares.

Esse vínculo se traduz não só em números da indústria musical, mas também em gestos simbólicos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo de 2022, mostram que 393 brasileiros carregam o nome Shakira. A média de idade é de cerca de 20 anos, o que indica um pico de popularidade da artista entre o fim dos anos 1990, período em que ela se tornou um fenômeno global.

A distribuição do nome pelo país é relativamente pulverizada, com maior incidência proporcional em estados do Norte e Nordeste. O Amazonas lidera, com 16 registros (0,0004%) em uma população de 3,9 milhões de habitantes, seguido por Maranhão (22; 0,0003%) e Pernambuco (24; 0,0003%). Em números absolutos, São Paulo concentra a maior quantidade, com 52 pessoas chamadas Shakira, embora isso represente apenas 0,0001% da população de mais de 44 milhões. Na sequência aparece a Bahia, com 37 registros em uma população de 14,1 milhões (0,0003%).

O levantamento também revela variações do nome inspiradas na cantora: são 64 pessoas registradas como Chaquira, 44 como Chakira, 37 como Shaquira e 30 como Shakyra. A diversidade nas grafias aponta para diferentes formas de apropriação cultural e reforça o alcance do nome, que atravessou idiomas e fronteiras.

No Brasil, onde a música latina ganhou espaço consistente nas últimas décadas, Shakira ocupa um lugar particular. Hits como “Hips Don’t Lie”, “Chantaje”, “Girl Like Me” e “Whenever, Wherever” ajudaram a consolidar sua presença nas rádios e nas pistas, enquanto suas apresentações ao vivo costumam mobilizar multidões. Mais do que uma artista pop, ela se tornou uma referência geracional -a ponto de inspirar nomes próprios.

Shakira é atração deo Todo Mundo no Rio, na Praia de Copacabana, neste sábado (2). A colombiana está hospedada na suíte mais luxuosa do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro,

FOTO: DILSON SILVA – AGNEWS