quinta-feira, 13, agosto, 2026, 09:11
CIDADESJUNDIAÍ

Condomínios de Jundiaí já enfrentam congestionamentos internos

Moradores de alguns condomínios de Jundiaí já enfrentam congestionamentos nas garagens e estacionamentos, para conseguir chegar nas ruas e avenidas da cidade.

O crescimento imobiliário acelerado sem planejamento tem prejudicado alguns compradores de imóveis.

O leitor Alexandre Cirineu enviou foto do condomínio onde reside na região do Retiro, onde os moradores enfrentam congestionamentos internos para conseguir chegar na Avenida Antônio Pincinatto.

“É um verdadeiro teste de paciência pra gente. A falta de planejamento de longo prazo gera transtornos recorrentes para moradores e motoristas que utilizam a área, com pontos críticos de retenção e estrangulamento de tráfego”, comentou Alexandre.

A situação é ilustrada no dia a dia por gargalos severos de circulação, como o registrado nos acessos internos e no entorno do condomínio Reserva do Japy.

O problema, que já afeta a rotina local, tende a se agravar consideravelmente com a iminente entrega de novos empreendimentos imobiliários na Rua Aristides Mariote, via que também deságua na Avenida Antônio Pincinatto, sobrecarregando ainda mais a capacidade das ruas.

No Jardim Samambaia, moradores também estão preocupados com a situação da Avenida Adilson Rodrigues, na frente do Oba Hortifruti, onde o fluxo de veículos afunila.

Como não é proibido o estacionamento onde serão entregues três grandes torres de apartamentos, a tendência é acabar com a faixa da direita que tem virado estacionamento e o funil vai complicar ainda mais a vida de quem comprar imóveis na região.
 
DEPOIMENTO

Morador do bairro do Retiro, o leitor Alexandre Cirineu relata que o congestionamento no Retiro já se tornou rotina dentro do próprio condomínio.

Segundo ele, nos horários de pico, os veículos chegam a formar filas extensas nos acessos internos, dificultando inclusive a saída dos moradores para o trabalho e comprometendo a segurança de quem circula a pé pelo local.