Jundiaí terá simulado de acidente aéreo

Jundiaí realiza nesta quarta-feira (10) um exercício simulado de emergência de acidente aéreo com vítimas como parte da atividade operacional do Plano de Gestão de Emergência e Catástrofe de Jundiaí  (GEC), que está em desenvolvimento pela Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jundiaí. A atividade faz parte das ações para concatenar mais de 40 agências e entes Federais, Estaduais e Municipais, para atuação durante ocorrências de ampla magnitude. O exercício simulado será realizado no aeroporto Comandante Rolim às 10h, envolvendo várias agências participantes do referido Plano e simulará a aterrissagem em condições de emergência (declarada pelo comandante da aeronave) no aeroporto de Jundiaí, com vítimas presas em ferragens e com diversos níveis de complexidade nos ferimentos.

O acidente que será simulado envolve uma aeronave Caravan tipo C208, de pequeno porte de passageiros, com dois pilotes e oito passageiros. A simulação terá início com a informação, pelo piloto para a Torre de Controle que está com problemas no trem de pouso. Para o treinamento, o aeroporto ficará fechado das 10h até 13h.

Também será elaborado um aplicativo de celular como componente do Plano de Gestão de Emergência e Catástrofe de Jundiaí para contemplar todo o sistema e o seu desenvolvimento, tornando o gerenciamento de toda a estrutura do Plano mais eficaz, eficiente e de pronta comunicação aos envolvidos, o que nas próximas semanas já deverá ser apresentado.

A intenção dos agentes e das agências participantes é que esse trabalho seja transformado em um Plano de Estado e pioneiro no Brasil, desenvolvido em Jundiaí e que possa servir de exemplo a ser implantado nas demais cidades.


%d blogueiros gostam disto: