Evento apresenta oportunidades internacionais

Rosana dos Santos acaba de se formar em Relações Internacionais e já planeja formas de estruturar seu futuro profissional. Ao lado de outros estudantes, profissionais e empreendedores, ela esteve nesta quinta (24) no “Jundiaí Going Global”, na Biblioteca Prof. Nelson Foot, evento promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Unidade de Gestão da Casa Civil, a partir da Assessoria de Cooperação Internacional. “Vim aqui para ouvir as propostas e talvez me decidir por uma temporada fora do País; profissionalmente seria muito bom”, disse.

 

O Jundiaí Going Global, evento gratuito que integrou a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Jundiaí, reuniu representantes de câmaras e universidades estrangeiras que, em exposições de meia hora, apresentaram seus programas de fomento a estudantes de ensinos médio e superior e empreendedores de startups do Aglomerado Urbano, incluindo oportunidades para a instalação de startups e/ou intercâmbio de graduação e pós-graduação no exterior. Entre os participantes, estiveram Câmara de Comercio AMCHAM – Estados Unidos, ICEX (Ministerio de Industria, Comercio y turismo) da Espanha e Câmara de Comercio CCBC – Canada, além do Centro Alemão de Ciência e Inovação.

Professor de Relações Internacionais da ESAMC, Edson Veloso elogiou a proposta. “Tomei conhecimento do evento por meio do site da Prefeitura e a iniciativa está de parabéns, principalmente nesses tempos de ampliação da paradiplomacia, onde municípios e instituições independentes realizam ações de divulgação internacionais”, disse. Também presente ao Jundiaí Going Global, o diretor de logística Giovani Breda, que atua em uma multinacional, afirmou que é necessário apoiar eventos dessa natureza. “É muito importante recuperar ações que divulguem a cidade para o mercado internacional e abram oportunidades. O Executivo em Jundiaí está fazendo coisas muito diferenciadas, e essa iniciativa é maravilhosa”, disse.

Na abertura, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou que sua administração tem se preocupado com os desafios que aguardam a cidade no futuro. “Jundiaí tem se empenhado em fazer o ‘dever de casa’, tanto em relação às demandas atuais quanto àquelas voltadas ao planejamento de longo prazo”, disse. “Eventos como esse abrem novas possibilidades para empreendedores e estudantes e projetam Jundiaí no cenário internacional”.

Presente também à abertura, o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Messias Mercadante,  ressaltou esse diferencial. “Somos uma cidade global, e a administração Luiz Fernando Machado possui essa visão avançada da cidade”.

O Jundiaí Going Global também abriu espaço para que os  representantes das instituições tirassem dúvidas dos participantes individualmente, mediante inscrição prévia. No total, quase cem pessoas passaram pelo evento.