Crianças contam sobre conquista na China

Desde que desembarcaram, na terça-feira (26), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o dia a dia das seis crianças jundiaienses medalhistas de bronze na 10° World Mathematics Team Championship (WMTC), realizada em Beijing, na China, estão de agenda cheia. Com entrevistas, gravações e visitas, como a de quinta-feira (28), ao Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e equipe de gestores, no Paço Municipal. Empolgados, contaram como foi a viagem e conheceram as iniciativas educacionais da Prefeitura de Jundiaí, a partir do Programa Escola Inovadora e da participação do Município na Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.

Acompanhados dos pais, Beatriz Alves Pereira, Melissa Isis Arcuri Marafante e Juan Pablo Fornaro dos Santos, estudantes do 4º Ano da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas e Victória Cristina Rodrigues, Camila Castilho Vieira e Arthur Oliveira da Silva, do 5º Ano da EMEB Aparecido Garcia foram recepcionados pelo Prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; de Educação, Vasti Ferrari Marques e de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia.

“Vocês são orgulho de toda a cidade de Jundiaí e a conquista da medalha de bronze tem impacto de ouro, promovendo a autoestima, servindo de exemplo e incentivo para toda uma geração. São conquistas que mostram a qualidade do ensino municipalizado, que é um sonho estendê-lo para além do ensino fundamental”, comentou o Prefeito Luiz Fernando Machado, que recebeu um broche de presente dos alunos e se interessou sobre as percepções das crianças em relação ao país asiático e demais competidores.

Cada medalhista emplacou uma análise sobre aspectos diversos, passando pela alimentação, cultura, costumes e educação. Arthur, por exemplo, lembrou que naquele país não existe água gelada. “Para ser um chá, só faltava o saquinho”, brincou o garoto. Victoria identificou outras características nos demais competidores. “Quando fiquei sabendo que tinha recebido a medalha, gritei muito de felicidade. Os brasileiros se destacam também na comemoração em relação às demais nacionalidades”, relembrou a menina, que, pouco antes havia sido entrevistada junto com Melissa, no Estúdio da Rádio Cidade Jundiaí.

 

Elogios

O pai de Arthur, Erivelton Mizini, comentou sobre a qualidade de Educação das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). “O ensino municipal de Jundiaí está no mesmo patamar que escolas particulares. Tenho a experiência com o meu filho mais velho, que estudou na rede e passou em curso técnico da Unicamp em Campinas. O Arthur, que estuda na EMEB Aparecido Garcia, já conquistou uma medalha em evento internacional em matemática. Prova a qualidade do que é investido em Jundiaí.

Juliana Castilho Vieira, mãe de Camila, também elogiou a estrutura da rede municipal de Educação de Jundiaí. “Tenho dois filhos nas escolas do Município. A atenção, o cuidado e a excelência no ensino são diferenciais. Só temos elogios pelo serviço prestado por toda a equipe, que está em constante capacitação”, salientou a mãe.

A gestora Vasti Ferrari Marques detalhou as formações, que são feitas semanalmente, entre os educadores. “Todas as semanas as equipes se reúnem para detalhar o planejamento e estudar. A formação faz parte dos pilares do Programa Escola Inovadora”, argumentou.