Cientistas da Unicamp conhecem a Serra do Japi

Pesquisadores, funcionários e alunos do Instituto de Biologia da Universidade de Campinas (Unicamp) visitaram nesta quarta-feira (27) a Reserva Biológica da Serra do Japi. Eles atuam no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), ligado ao instituto, e ficam sediados em Paulínia.

Vinte e oito pessoas marcaram presença nesta visita técnica à Serra do Japi. Elas – que trabalham com Microbiologia e pesquisa de novos produtos para inovações farmacêuticas e alimentares – também acompanharam de perto o patrulhamento e o monitoramento feito na Reserva Biológica da serra.

“A presença destes professores, cientistas e alunos na Serra do Japi abre novos campos de pesquisa voltados à preservação, ao uso sustentável dos nossos recursos naturais e à educação ambiental para quem não conhece a serra e sua riqueza de fauna e flora”, destacou a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. “Visitas técnicas como essa são feitas em uma área pequena, pois temos todo o cuidado em evitar qualquer dano ou perturbação ao meio ambiente”, completou.

 

Suporte

O trabalho de fiscalização feito na Serra do Japi conta com o suporte do quadriciclo “tipo aranha”, entregue em agosto pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O veículo é ideal para a fiscalização da região e foi adquirido com recursos do Fundo Municipal de Conservação da Qualidade Ambiental (FMCQA).

Com o quadriciclo, os GMs ganharam melhores condições de percorrer trechos com grandes obstáculos ou cujos acessos oferecem maior dificuldade.

Recentemente, a Reserva Ecológica da Serra do Japi ganhou uma área apropriada para este veículo articulado ser guardado, com cobertura. A melhoria foi feita com apoio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos de Jundiaí.