Espaços culturais agitam as férias da criançada

A fim de animar a criançada durante as férias escolares, a Unidade de Gestão de Cultura preparou uma série de atrações gratuitas, incentivando cada vez mais a ida do público infantil aos espaços culturais da cidade.

Entre as novidades, estão a casa na árvore e as placas com identificação de pássaros nos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, instalações do programa municipal Cidade das Crianças. Além dos programas de Férias na Pinacoteca e de Oficinas culturais gratuitas de férias no Complexo Fepasa, com centenas de vagas para a criançada fazer atividades culturais enquanto aguarda a volta às aulas.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, relembra que Jundiaí é o primeiro Município do Estado de São Paulo a aderir a Rede Latino-americana – Cidade das Crianças. “Pelo programa Cidade das Crianças, a Prefeitura tem pensado suas políticas públicas e suas atividades para que as crianças se apropriem cada vez mais dos espaços na cidade. Isso dá protagonismo aos pequenos, fomenta a geração de público e incentiva também os adultos a repensar a importância do brincar e do retorno à infância”.

Neide do Santos é moradora de Joinville (Santa Catarina) e visitou os jardins do Museu na manhã desta quarta-feira (22), acompanhada da filha Lorena Borba, de sete anos. “Morávamos em Jundiaí, no jardim São Camilo, até dez anos atrás e voltamos em férias para visitar nossos parentes. Dá gosto ver estes jardins reformados. Estamos surpresas com o ambiente, extremamente acolhedor. Estou feliz em ver Jundiaí assim”, compartilhou a mãe, enquanto acompanhava a filha explorando os jardins e suas novas instalações.

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o agito ficou por conta das oficinas e minicursos do programa “Férias na Pinacoteca”. Ao todo, foram disponibilizadas 560 vagas gratuitas, nos períodos da manhã e da tarde. Além da inscrição, todo o material utilizado também foi disponibilizado gratuitamente em atividades de aprendizado em Modelagem e Escultura em clay e em argila, Contação de história através da Arte, Mangá e Reciclagem de Ideias.

Também durante o mês de janeiro, pelo programa de Oficinas Culturais gratuitas, a UGC disponibilizou ainda cursos de férias de Circo, Escultura, Maracatu e Teatro no Complexo Fepasa. Ainda pelo programa, seguem abertas as inscrições para outras 15 oficinas, como Violão, Técnica Vocal, Teatro e Fotografia, para públicos de todas as idades. Os interessados devem se inscrever pessoalmente até o dia 24 de janeiro no Complexo Fepasa, que fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações no site da Cultura.