Carnaval terá monitoramento do Comitê Integrado

A fim de garantir a segurança dos foliões e de todos os demais munícipes, a Prefeitura de Jundiaí trará de volta o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ) para monitoramento remoto e “in loco” dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua. A reunião final entre os representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura com os das Forças de Segurança envolvidas foi realizada na tarde desta segunda-feira (10), na Sala de Situação do Paço Municipal, local onde o Comitê passará a funcionar a partir desta sexta-feira (14), data do primeiro desfile.

Neste ano, serão realizados os desfiles de 15 blocos, entre os dias 14 de fevereiro e 01 de março, com desfiles em dez dias. Já de escolas de samba, oito agremiações se apresentam no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa: escolas do Grupo Especial no sábado (22) e escolas do Grupo de Acesso na terça-feira (25).

No encontro, os participantes revisaram os trajetos dos blocos que desfilam e as posições dos blocos fixos, horário de concentração e dispersão, atuação das Forças de Segurança na dispersão, imagens aéreas e posicionamento das câmeras da Guarda Municipal, vias interditadas, número de viaturas posicionadas, disposição de lixeiras, instalação de gradis e banheiros químicos, entre outros.

O gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, reforça o funcionamento do Comitê. “O CICCJ começa a funcionar fisicamente aqui na Sala de Situação na sexta (14), mas a partir da reunião ele já funciona virtualmente. Nosso diálogo com os representantes de cada agremiação sempre buscou o equilíbrio, a fim de respeitar quem gosta de curtir o Carnaval na festa e quem prefere usar o período para descansar. O Comitê coroa esse diálogo e tem trazido nos últimos anos, por meio da integração de forças, Carnavais sem ocorrências e infortúnios”.

Peroni também identificou a atuação dos ambulantes. “Este ano, como diferencial, a Prefeitura irá fornecer uniforme para os ambulantes credenciados a participar dos dias de desfile”.

Entre os integrantes do Comitê, e que participaram do encontro desta segunda (10), estão: gestores e representantes das Unidades de Gestão da Casa Civil, de Cultura, de Mobilidade e Transporte, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Segurança Municipal; da Guarda Municipal; do Gabinete de Gestão Integrada Municipal; das Polícias Civil e Militar; do Corpo de Bombeiros; do Juizado de Menores; da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun); e do SAMU.