Patrocínios bancam estrutura do Carnaval

A montagem da estrutura para o Carnaval 2020 conta com o apoio da iniciativa privada, por meio de patrocínio. Esta é a primeira vez que a organização da festa dispõe desse tipo de apoio, como explica o gestor da Unidade de Gestão de Cultura, Marcelo Peroni. “Por meio de um edital de convocação, a Prefeitura contou este ano com o patrocínio de duas empresas, por meio do fornecimento de recursos necessários à montagem. Para o Carnaval, o objetivo da Prefeitura tem sido a busca pelo equilíbrio, entre os munícipes que preferem festejar e os que optam por descansar. Buscamos também o equilíbrio financeiro, contando com essa contribuição da iniciativa privada.

Entre as propostas de patrocínio, foram fornecidos para a montagem: os gradis, tapumes e controles de acesso ao Espaço Multiuso onde serão realizados os desfiles das escolas de samba, as camisetas para os organizadores do evento, os refletores para iluminação, o gerador de energia, além de caminhões para elevação dos carros alegóricos e a estrutura para as cabines dos jurados.

Como contrapartida, as empresas interessadas poderão explorar a divulgação publicitária de suas marcas e a comercialização de alimentos e bebidas na área do desfile. “Para o Carnaval, traremos a experiência exitosa da Festa da Uva para circulação de bebidas em copos, a fim de garantir a segurança dos foliões. Por isso, será proibida a entrada de pessoas com isopores e ‘coolers’ com garrafas e latas.”

 

Mais Carnaval

Os desfiles das escolas de samba serão realizados no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, que fica na avenida Alexandre Ludke, em frente ao terminal Hortolândia. Neste sábado (22), a partir das 19h desfilam as escolas União do Povo, Unidos da Zona Leste, Leões da Hortolândia, Arco-Íris e União da Vila Rio Branco, que compõem o Grupo Especial. Já no sábado (25), também a partir das 19h, desfilam as escolas do Grupo de Acesso Mocidade Agapeama, Marujos da Zona Sul e Caprichosos de Jundiaí.

A apuração das escolas campeãs também será realizada no mesmo local, na quarta-feira (26), a partir das 10h.

Assim como os desfiles das escolas, também os desfiles dos blocos de rua são monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICCJ). Montado na Sala de Situação do Paço Municipal, o CICCJ é uma iniciativa da gestão Luiz Fernando Machado e inicia o monitoramento uma hora antes de cada desfile, supervisionando, por meio de câmeras, drone e “in loco”, toda a duração dos eventos, até o encerramento, dispersão, limpeza e liberação das vias. Participam do grupo representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, das Forças de Segurança e do Poder Judiciário.